TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECONCEITO TERÁ FIM?

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

O PRECONCEITO TERÁ FIM?

A população afrodescendente, tem sido na historia atacada por injustiças, que continuam presentes na atualidade de nossa sociedade. Hoje em dia verificamos sedimentos dessa história, onde os negros continuam sofrendo com as atitudes preconceituosas e discriminatórias no seu dia a dia. Florescendo uma questão de que tais atitudes poderão ser um combustível para que esta raça tenha a perseverança para mudar o rumo desta sociedade racista.

Atualmente, existem várias personalidades que mesmo sofrendo preconceito conseguiram superar as dificuldades e conquistar posições de sucesso no meio da sociedade, seja no esporte, politica, mídia, comércio, meio empresarial. Conquistaram direitos que não tinham antes, cotas em faculdades, concursos públicos, e dentre outros conquistaram talvez um dos seus maiores diretos, o de acusar aqueles que os discriminam e assim poderem se proteger. Porem muitas destas pessoas ainda são vistos com desconfiança e desprezo ao passar ou estar em ambientes frequentados pela alta sociedade, pessoas que agridem verbalmente e às vezes até fisicamente, sem contar nas situações do mercado de trabalho, onde empresas não admitem pessoas negras em altos cargos gestão e administração. Tudo isto causa uma divergência na sociedade, onde a maioria da população mundial de etnia negra seja pobre, fruto da herança que receberam no passado pelo domínio dos brancos no período da escravatura, tempos de opressão e sofrimento por sua cor de pele.

O preconceito hoje ainda existe, devido ao passado deste povo sofrido, mas envolta a oportunidades, perseverança e comprometimento, os negros mostram obter tanto sucesso quanto as pessoas brancas, e até mais como exemplo do presidente Barack Obama, eleito o primeiro presidente negro da história de um país considerado uma das maiores potencias do mundo. O racismo improvavelmente irá acabar mais fornecendo a esta população oportunidades, educação e qualidade de vida, poderão transforma sua condição socioeconômica, e num futuro cada vez mais, diminuir o preconceito racial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com