TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AO FIM DO PRECONCEITO

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

        UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO EXTERIOR

AO FIM DO PRECONCEITO

LUCAS GOMES MACHADO

SÃO LEOPOLDO

2015/1

        Vivemos em um período em que questões sociais estão evidentes cada vez mais no nosso dia a dia, sejam por noticias positivas ou negativas relativas a descriminações por cor, classe social, sexo, etc..

        São preconceitos infelizmente enraizados em grande parte dos seres humanos, quando alguém que seja o oposto ao que somos seja xingado ou chacoteado por ser o que é. Não só apenas quando falamos sério, mas também em pequenas brincadeiras do tipo “bateu o carro, só podia ser mulher” ou “fez isso só porque é negro”, como se todos no mundo não cometessem erros básicos diariamente, pois ninguém é perfeito.

        Sendo isto passado de geração em geração, o filho ouvindo seu pai ou sua mãe falando isto, acaba-se por tornar-se um ciclo infinito, tendo todos a sua parcela de culpa no que estamos presenciando hoje como, diversos atos de racismo em estádios de futebol, um ambiente que é para ser considerado familiar, em colégios onde crianças e adolescentes descriminam o colega por não ter o último celular da moda ou ser acima do peso e até em brincadeiras infantis onde o menino não se responsabiliza pelas atividades da casa por considerar isto algo totalmente feminino.

        A questão de criarmos uma sociedade que viva em condições iguais, sem preconceito contra o negro, pobre ou mulheres vem desde pequeno, de dentro de casa, com cuidado pessoal do pai e da mãe. Se todos nós fizéssemos a nossa parte perante a isto, criaríamos um mundo mais igual e justo, onde todos nós em um futuro não distante pudéssemos conviver em condições iguais, tanto salariais quanto sociais. Passando este estilo de ser e conviver adiante para nossos filhos e netos creio que nossa parte como cidadão já está em grande parte realizada, pois estaremos formando futuros adultos que saibam respeitar a todos, independente de sua classe ou raça.

        Falando pelo lado da sociedade estado, creio que faltam ações governamentais que atuem contra todo e qualquer tipo de preconceito, pois só vemos uma posição oficial ou campanhas fortemente divulgadas quando temos algum ato que é de grande visibilidade publica como o episódio recente na Arena do Grêmio, ou ainda pior se tratando de violência contra mulheres e preconceito aos pobres, onde sabemos que ocorrem diariamente, porém falta divulgação até por parte da grande mídia. Governos municipais, estaduais e federal tem o dever de se juntar para promover grandes campanhas contra esse tipo de ato. Esta é uma questão que deve ser debatida sempre em cúpulas e reuniões. Juntamente a isto, temos que ter autoridades mais severas, aplicando punições e fazendo se cumprir a lei em todos os casos que for constatado algum tipo de racismo, machismo ou seja qual tipo de afronta contra a uma parte da sociedade.

        Juntando a força governamental, com a força de cada cidadão fazendo o seu papel, adicionada a campanhas já existentes ao combate dos preconceitos, creio ser possível que em poucas décadas tenhamos um sociedade limpa, onde todos sejam tratados de igual para igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com