TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Leitura

Casos: O Papel Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

2. O PAPEL DA LEITURA

A leitura é considerada uma atividade universal. Sabemos o quanto ela é importante para o desenvolvimento da fala e da escrita, logo precisamos nos questionar qual a importância que a família e a escola estão dando a mesma.

A aproximação com o mundo da leitura desde os primeiros anos de vida facilita a alfabetização, sendo o principal suporte para a aprendizagem e a compreensão dos conteúdos. Muitos estudos comprovam que crianças que crescem tendo contado com o mundo da leitura, crescem mais felizes.

A leitura deve ser considera e inclusa como disciplina nos parâmetros curriculares nacionais devido a contribuição da mesma para a formação de cidadãos capazes de compreender e interpretar a realidade onde vivem. Uma citação coerente sobre o assunto é da pesquisadora e escritora Hoffmann (2011) que diz o seguinte: “A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida”.

Há décadas vem se buscando meios de incentivar a leitura principalmente nas escolas, através da instalação de bibliotecas, contando com inúmeros programas estaduais e nacionais que destinam livros para a complementação destes acervos, entretanto precisamos verificar qual o destino e se estes estão sendo utilizados de forma a acrescentar na educação dos educandos.

Um dos métodos a ser considerado nas escolas para contribuir com a formação de leitores é a biblioteca de classe, que deve ser vista como um incentivador e proporcionar a aproximação do educando com a leitura.

A biblioteca de classe necessita contar com um acervo que possua o número de livros superior ao de alunos, composto por uma diversidade de gêneros, autores, estilos, etc. Constituído por enciclopédias, livros, gibis, revistas, entre outros, contando ainda com as tecnologias como cds, vídeos e arquivos com livros digitalizados, disponibilizando materiais condizentes com as disciplinas trabalhadas, assim sendo diversificado e rico que atraia e possibilite a troca de conhecimentos entre os alunos.

Considerando os livros como uma fonte de pesquisa para a construção do saber, contribuindo para uma melhor comunicação, facilitando à escrita, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e, certamente, uma boa forma de adquirir cultura.

Sem sombra de dúvida, cabe ao professor construir um espaço dinâmico, orientado por uma prática pedagógica que proporcione a interatividade e a troca de conhecimento entre os educandos, sendo esta organizada e planejada, disponibilizando os materiais de cada disciplina.

Vale ressaltar também que a formação constante dos professores favorece o conhecimento de novos métodos de incentivo a leitura, selecionando materiais que condizem com a realidade e o interesse dos educandos, buscando metodologias que diferenciam e diversificam o ensino, utilizando além dos livros didáticos as tecnologias disponibilizadas pelas instituições como computador, retroprojetor, data-show, entre outros.

Por conseguinte a leitura é a base para a formação de cidadãos mais cultos, devemos considerar a biblioteca de classe como o principal incentivo para a mesma. Logo estes acervos de livros devem contar com educadores preparados e que buscam construir uma metodologia dinâmica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com