TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Período Helenístico

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

O período Helenístico é caracterizado por uma divisão do antigo império de Alexandre , com as guerras intermináveis entre os Diadochi e seus sucessores.

O uso deste período, é justificado pela extensão da cultura helênica tanto na Europa, quanto Ásia, devido a presença política grega, especialmente, na Ásia após as conquistas de Alexandre, e também por uma onda colonizadora que tomou conta do povo grego. Em consequência, o período Helenístico, geralmente, é considerado tendo início a partir de 323 a.C com a morte de Alexandre, e o seu término em 31 a.C com a conquista do último reino helenístico por Roma, no qual conquistou o reino egípcio naquela ocasião. Já na parte oriental do Reino Helenístico (Ásia) esse período de duração se alongou até meados do séc 10 a.C, quando o último reino Indo-grego foi conquistado por Indo-Sakas.

Tudo se deu, porque, como já mencionado o período Helenístico foi caracterizado por uma divisão do antigo império de Alexandre, com guerras quase que incessantes entre os Diadochi e seus sucessores. Com isso, o reino helenístico, acabou por enfraquecer-se, e, gradualmente, criaram espaço para reinos concorrentes, como por exemplos o Pontus e a Bactria. Ao mesmo tempo, o reino romano estava em expansão exponencial, onde para isso, aniquilou outra presença política na Itália, e, posteriormente, o domínio Cartaginês no Mediterrâneo, através das três GUERRAS PÚNICAS.

No final do período Helenístico, o jovem império romano, quase alcançou sua expansão máxima, que partia da Lusitânia ( atualmente Portugal) à Síria, e da Grã-Bretanha ao Egito. Outra evolução política geral, que também pode ser vista: tendo como exemplo, os celtas que foram abalados por uma grande onda de migração, que levou ao surgimento dos Gálatas da Anatólia. A pressão crescente dos vizinhos dos celtas,principalmente, vindas das tribos germânicas e dos romanos, reduziu drasticamente, o domínio celta no final do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com