TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Povo Grego e a Igualdade

Por:   •  30/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4


O povo Grego e a Igualdade

Na contemporaneidade, o estudo Do Antigo Estado Grego serve como base para entendermos muitos conceitos que foram trazidos para a concepção de Estado Moderno. E para qualquer conhecimento sobre a Grécia é necessário um estudo a fundo das bases e estruturas da civilização.

Nesta época, os povos se estruturaram nas cidades Gregas que delimitaram a porção respectiva as cidades e ao campo; mas principalmente refletia o estudo do povo que a compunha. Grandes cidades-estados foram Atenas e Esparta que são conhecidas no mundo todo.
Os Gregos em sua estrutura social de vida inicialmente chamavam de Polis o denominado Estado Grego. A palavra Polis foi derivada da palavra política e tinha o significado tanto de cidade como de Estado, este termo Grego (Polis) acabou sendo o centro principal histórico da evolução Grega.

Em certo período, as cidades Gregas passaram por mudanças na sua forma de vida, houve uma expansão de idéias que mudaram a vida pública, pois as classes estavam vivendo de maneira desigual e devido a isso os Jônicos necessitavam de uma igualdade.

Dessa forma a idéia de direito estava nas mãos dos nobres, eles agiam conforme suas culturas não havendo normas codificadas. No entanto, este poder concentrado nos nobres levou ao abuso de poder e a necessidade das leis passarem a ser escritas surgindo assim a palavra dike, que foi o lema do povo ao clamar para que as leis passassem a ser escritas, pois estando o direito escrito haveria igualdade entre os povos aproximando se assim da justiça.

Em meio a isso, a palavra dike, foi sendo derivada e passou a ter vários outros significados populares, como “dar a alguém o que lhe é devido” e também “cumprimento de justiça”. Assim a palavra dike foi caindo a gosto popular e passando a ter outros conceitos, entretanto seu verdadeiro sentido seria o de igualdade.

O conceito da dike foi tão importante que também influenciou no pensamento de Sólon, para ele havia um desequilíbrio real entre as classes, como no surgimento da dike em que se tornou o lema do povo na luta pela igualdade com a necessidade de leis escritas, dessa forma a dike virou um fundamento Grego na época.

A desigualdade que o povo Grego estava vivendo em meio a dike, para Hesídio era fruto de uma punição divina, já para Sólon esta injustiça, este desequilíbrio entre as classes era devido o próprio homem que por sua individualidade não permitia que o povo crescesse como comunidade, para tanto a solução deste problema seria garantir o equilíbrio social.

O povo Grego conseguiu que as leis fossem codificadas e agora a Polis estava com um sentimento de justiça, dessa forma os cidadãos atenienses agora tinham um dever político perante a Polis, pois agora com a lei escrita esta passara a ser universalmente aceita. Assim a lei foi considerada uma introdução a filosofia visto que o legislador foi aclamado como o educador do seu povo, sendo a lei agora a alma da Polis, passando a ser toda a crença no sentido do mundo.

É a partir desse momento que a Polis passa a adquirir um novo caráter como forma de estado jurídico que regida pelas suas leis perante os seres humanos iguais assim considerados pela dike. A Polis passa a ser a fonte de todas as normas de vida válidas para os indivíduos e a valoração e a importância do homem Grego passa a ser o reflexo de sua conduta dentro da Polis como forma de ativamente participar da vida política.

Nascido neste novo ideal político a virtude do cidadão Grego, também conhecida como dikaiosyne que representa a obediência estrita e de forma virtuosa as leis escritas. Aliás esta obediência torna-se a virtude das virtude do ser humano que por esse caráter de justo passa a abranger todas as outras qualidades. Deste modo justiça se tornou uma por excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com