TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ÉTICA?

Tese: O QUE É ÉTICA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Tese  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ÉTICA?

A ética é um conjunto de valores morais e princípios sociais que o homem não nasce com ele, é como se fosse um instinto, mas que é adquirido durante a sua vida.

A ética e a moral podem ser confundidas facilmente, pois a moral é um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. De modo geral o sujeito moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas.

O QUE É CIDADANIA?

Ser cidadão é ter garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida plena. A cidadania também não é dada, mas construída em um processo de organização, participação e intervenção social de indivíduos ou de grupos sociais. Só na constante vigilância dos atos cotidianos o cidadão pode apropriar-se desses direitos, fazendo-os valer de fato. Se não houver essa exigência eles ficarão no papel.

ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA

Os parâmetros curriculares nacionais, PCN’s orientam as escolas para o ensino fundamental e médio. Com essas orientações que a escola e o professor organizam seu planejamento escolar.

Alguns princípios foram eleitos para a educação escolar que são: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos e co-responsabilidade pela vida social.

O PCN quer que os estudantes compreendam a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos.

OBJETIVOS DO PCN

Os PCN’s têm vários objetivos como oportunizar ao sistema de ensino particularmente aos professores, a própria cidadania é um dos seus objetivos e não tratar os valores morais apenas como conceitos ideais.

CONCLUSÃO

Ao transitar com harmonia entre os autores que fazem reflexões sobre ética podemos sinalizar que a mesma é um tema importante a ser abordado na educação, ela está presente também em todas as profissões, pois cada trabalho tem suas normas de conduta a ser cumprida. Nada mais justo que desde a tenra idade ela seja trabalhada de maneira pensada onde os valores morais são pensados, refletidos e não meramente impostos, mas sim onde os educandos desenvolvam a arte do diálogo. A educação para a vida exige dos educadores uma postura de ação com responsabilidade, ou seja, habilidades de oferecer respostas mais adequadas às demandas, à medida que essas se apresentam.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com