TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Física

Por:   •  24/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 9

COLÉGIO ADVENTISTA DE MANAUS - CAM

O QUE É A FÍSICA

                                                                                         

Manaus / AM

2020

COLÉGIO ADVENTISTA DE MANAUS - CAM

NOME: VINÍCIUS DA SILVA CARVALHO

O QUE É A FÍSICA

                                                                                          [pic 1]

Manaus / AM

2020

INTRODUÇÃO

É natural que uma ciência capaz de influir de modo tão significativo na vida do ser humano tenha extraordinária influência também na sua maneira de pensar e na sua concepção de vida. Várias pessoas acreditam que a Física pode explicar tudo, e alguns físicos garantem que esta ciência é capaz de provar desde a “existência” de extraterrestres até a vida após a morte. De certa forma, podemos dizer que a Física não explica, mas descreve os fatos ocorridos na natureza.

Para começar, tente responder a seguinte pergunta: o que é Física? Pra que  serve? O que ela estuda? Essas e outras perguntas, serão esclarecidas nas páginas a seguir.

FÍSICA

A Física é uma importante área do conhecimento responsável pela explicação de fenômenos que relacionam diferentes formas de energia com a matéria.

Física é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas. Se baseia em  experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas.

O que é Física?

A palavra Física deriva do grego antigo φύσις, que significa “natureza”. É uma ciência fundamentada em observações experimentais e em leis matemáticas. Seu principal intuito é explicar os variados fenômenos resultantes das interações entre matéria, movimento e energia.

A Física é uma das mais antigas disciplinas e teve seu início marcado por observações astronômicas feitas por povos antigos do mundo todo. Intenta-se a explicar o funcionamento do Universo da maneira mais fundamental possível, pautando-se nos preceitos da metodologia científica e da linguagem matemática.

Veremos a seguir os objetivos esperados a partir do estudo da física e suas divisões.

Objetivo especulativo

É desvendar os mistérios da natureza a fim de nos fazer entender mais sobre a nossa relação com o mundo e o universo, de forma a mostrar que não existem teorias, postulados, paradigmas ou modelos absolutos sobre essa relação, sendo todos relativos e suscetíveis a novas descobertas e entendimentos.

Objetivo Prático

Melhorar as condições de vida do homem através da tecnologia, pois com ela pode-se realizar trabalhos de forma mais práticas obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida.

Objetivo Esclarecedor

Levar as pessoas a analisarem causa e efeito de determinado fenômeno como uma relação e não se referindo a tudo como algo voltado as suas crenças e superstições, mas fazendo-as entender que existe uma diferença entre ambos.

Grandezas Físicas

Grandezas Físicas é a classificação de tudo o que varia em sua quantidade, ou seja, implicam unidades de medidas que geralmente variam de região para região. Tais grandezas são divididas em duas, sendo:

  • Grandezas escalares – compostas por números reais (positivos e negativos), acompanhados por sua respectiva unidade de medida.
  • Grandezas vetoriais – caracterizadas por possuir módulo, direção e sentido.

Ramos da Física

Didaticamente, a física é dividida em:

  • Mecânica – estuda o movimento e suas causas;
  • Termologia – estuda o calor;
  • Acústica – estuda o som;
  • Óptica – estuda a luz;
  • Eletricidade – estuda a eletricidade;
  • Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.

Quais são as principais áreas de conhecimento da física?

Pode-se dividir a física em Mecânica (que envolve Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (com Termodinâmica e Calorimetria), Ondulatória, Acústica, Óptica, Electromagnetismo (contendo Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), Física Moderna, Teoria da relatividade (Relatividade geral e Relatividade restrita), Física de Partículas (incluindo Física Subatômica), Física Atômica, Física Molecular, Física Nuclear, Mecânica Quântica e Mecânica Estatística. Entre suas aplicações tecnológicas estão a Eletrônica e Física computacional. Há ainda as áreas de Física de Materiais, Mecânica estatística, Física Matemática, Física de Plasmas, Oceanografia, Econofísica e Física atmosférica e aplicações em outras ciências, como Físico-química (na química), Astrofísica (na astronomia), Geofísica (na geologia), Biofísica (na biologia), Física Médica (na medicina) e Agrofísica (na agronomia).

A Física e Suas Relações com outras Ciências

Por muito tempo as ciências formavam uma grande área do conhecimento chamada filosofia Natural. Há aproximadamente dois séculos, tornou-se evidente as distinções entre a Física, a Química e as ciências Biológicas.

Durante muitos séculos a física esteve ligada às artes. A exemplo disso temos os manuscritos de Leonardo da Vinci (1452-1519) que fazem as primeiras referencias às forças externas atuantes em uma estrutura; assunto que hoje em dia estudamos em mecânica.

Da Vinci preocupou-se também com a influência das forças na arquitetura.

Parte da biologia também foi influenciada pela física. Nas décadas de 1930 e 1940, um grupo de físicos mostrou-se interessado em aplicar as ideias técnicas da física à Microbiologia. Esses estudiosos tinham como objetivo encontrar novas leis da física com os estudos de organismos biológicos. No entanto, suas expectativas não foram alcançadas, mas os esforços do grupo deram origem a um novo campo de estudo, chamado atualmente de Biologia Molecular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com