TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO ESTAGIO

Por:   •  13/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.699 Palavras (15 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 15

                [pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTO ANTÔNIO COLEGIADO DE PEDAGOGIA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO CRÍTICO REFLEXIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

VIVIAN ROBERTA SEIXAS DE SÁ

ALAGOINHAS - BA

2021

RELATÓRIO CRÍTICO REFLEXIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

VIVIAN ROBERTA SEIXAS DE SÁ

[pic 3]

ALAGOINHAS

NOVEMBRO – 2021

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

1.1Contextualização do espaço escolar............................................4 1.1.1 Unidade Escolar de Ensino

Fundamental..........................................5

2. O AMBIENTE ESCOLAR E O OLHAR INTERVENTOR DO ESTAGIÁRIO

2.1 A sala de aula, a descrição da turma e a práxis pedagógica desenvolvida: O olhar do estudante sobre o Ensino Remoto................................................................5 2.2 Entrevista: Aspectos discutidos com o Professor ou Gestão Escolar.........6

2.3 Planejamento Diário das atividades desenvolvidas.....................................8

3. CONCLUSÃO

3.1 A prática da Regência na formação da identidade do futuro Pedagogo...............14

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................15

5. ANEXOS

5.1 Ofício de Apresentação

5.2 Ficha de Registro da frequência da Regência no Ensino

Fundamental 5.3 Aspectos da Entrevista: Questionário

5.4 Parecer do Professor de Estágio sobre a participação desenvolvida pelo estagiário. 1. APRESENTAÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

O Estágio Supervisionado III, foi realizado na Escola Municipal Jardim Petrolar, onde, a mesma é localizada na Rua Francisco de Assis-Jardim Petrolar, Alagoinhas, BA.

A Escola é composta por 13 funcionários efetivos e 03 funcionários de apoio, sendo que professores, merendeira e gestão são efetivos, tendo como funcionários de apoio, a servente/limpeza e o porteiro.

Há 07 professores/as em sala de aula e 01 sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado.

A Gestora da Escola atual é Marilene Nogueira Ramos, a Coordenadora Pedagógica é Scheyla Ribeiro.

A Escola Municipal Jardim Petrolar é uma unidade escolar de médio porte, suas etapas de ensino são para alunos do Ensino Fundamental I, de modalidade regular, imóvel próprio, com 246 alunos.

4

2 O AMBIENTE ESCOLAR E O OLHAR INTERVENTOR DO ESTAGIÁRIO

2.1 A SALA DE AULA, A DESCRIÇÃO DA TURMA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA. O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE O ENSINO REMOTO

Um processo de aprendizagem adequado e produtivo depende de diversos aspectos como conteúdo, formatos de realização das atividades e ambiente escolar, tendo isso como exemplo, podemos perceber o quanto é importante a organização desse espaço para obtermos uma aprendizagem significativa. A Escola Municipal Jardim Petrolar, dispõe de um espaço físico que apesar de ser uma Escola de médio porte, tem uma estrutura adequada para o seu funcionamento.

O estágio supervisionado III foi realizado com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental II, do turno matutino, na Escola Municipal Jardim Petrolar, no município de Alagoinhas-BA, sendo que, as aulas foram ministradas através de áudios e vídeos educativos relacionados a um determinado assunto, na qual as aulas ocorreram de forma remota, por conta da pandemia. Infelizmente não foi possível termos esse contato com os alunos, devido a nossa atual realidade mas, no decorrer do processo de ensino aprendizagem, podemos perceber o quão é difícil para o educador identificar o grau de conhecimento desse aluno, visto que nem todos aprendem da mesma forma e que não se trata de um ensino presencial, devido a situação que estamos vivendo, onde o ensino passou a ser remoto, impossibilitando tanto aluno, quanto professor a terem esse contato que é essencial para o aprendizado dos mesmos.

Nota-se que nem todos os alunos disponibilizam dos mesmos recursos para assistirem as aulas, levando em consideração o contexto social de cada um, é necessário um olhar diferenciado para esses educandos, criando assim, metodologias que venham a acrescentar de maneira significativa o conhecimento e aprendizado necessário para cada um. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Assim, o estágio se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso. Partindo desse pressuposto percebemos o quanto a teoria é indissociável da prática, pois nos permite uma visão ampla daquilo que foi ensinado.

5

2.2 ENTREVISTA: ASPECTOS DISCUTIDOS COM O PROFESSOR OU GESTÃO ESCOLAR

Dinamismo e atratividade escolar

Segundo Libâneo 2007, são três os objetivos da escola: (1) a preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional; (2) formação para a cidadania crítica e participativa, (3) formação ética. Partindo dessa concepção podemos perceber o quanto é importante a participação do professor nesse processo de construção de conhecimento e formação do ser cidadão para atender as novas perspectivas de uma era voltada para a tecnologia e até mesmo diante desse cenário de incertezas que esse novo ensino nos propiciou, sendo que nem todos possuem aparelhos tecnológicos e o mesmo grau de conhecimento, cabe então a nós profissionais desempenhar o papel de mediador para a formação desses educandos, capacitando-os para a compreensão e o uso das tecnologias.

Diante do que foi exposto pela professora Graziele Lima de Jesus, a escola tem um papel importante no que se refere ao ensino-aprendizagem do aluno, principalmente diante dessa nova modalidade de ensino, que é o ensino remoto, foi relatado sobre as dificuldades que esses educandos vem enfrentando diante dessa nossa atual realidade, pois nem todos os alunos dispõem de celulares ou meios de comunicações virtuais, alguns têm acessado as orientações das atividades, junto a secretária da escola, dessa forma a escola busca atender as necessidades dos mesmos, quanto ao ano letivo regular, os alunos que obtêm 75% de faltas, é encaminhado a secretaria da Escola, e estes conforme a lei precisam acionar o conselho tutelar, em período pandêmico, os alunos, tem seu nome encaminhado , e estes desenvolvem um trabalho de busca ativa, que são as visitas realizadas com o intuito de obterem informações reais sobre a situação do aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (751.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com