TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

O SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA

Ana Lúcia Prudente Marquardt[1] Gabriel Pelegrini Dal Santo[2] Mardomes Sales Souza[3]

Antonio Jacinto de Sousa Alves[4]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a geometria, mais concretamente sobre sua história e aplicação. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância dessa ciência no passado e na atualidade. Está organizado em fundamentação teórica que compreende o surgimento histórico da geometria. Resultados e discussões que mostram a sua importância. A metodologia utilizada foi a pesquisa em artigos científicos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Registros históricos nos confirmam que os primeiros estudos e uso da geometria tiveram sua origem no Egito por volta do ano 3000 a.C., as primeiras experiências do homem com a geometria surgiram da simples observação e capacidade de reconhecer e comparar formas geométricas; a noção de distância é o conceito geométrico mais primitivo.

Segundo EVES, os egípcios desenvolveram as primeiras técnicas de medição e demarcação de terras, os problemas não resolvidos eram estudados individualmente até encontrar uma solução. Com o surgimento de novos problemas, buscava-se semelhança destes com aqueles cuja solução já era conhecida, agrupavam-os em conjuntos e adotavam o mesmo procedimento de resolução assim, os egípcios adquiriram conhecimento geométrico mais elevado que as demais civilizações e foram pioneiros nos estudos da "geometria científica".

Esse nível mais elevado do desenvolvimento da natureza da geometria pode ser chamado "geometria científica" uma vez que indução, ensaio, erro e procedimentos

  1. Ana Lúcia Prudente Marquardt, Gabriel Pelegrini Dal Santo e Mardomes Sales Souza.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Turma FLC3823MAD – Matemática - 3º Semestre. Prática Interdisciplinar Fatos Históricos sobre Geometria e Trigonometria (MAD113)

  1. Antonio Jacinto de Sousa Alves. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Turma FLC3823MAD – Matemática - 3º Semestre. Prática Interdisciplinar Fatos Históricos sobre Geometria e Trigonometria (MAD113) – 06/12/2021

empíricos eram instrumentos de descobertas. A geometria transformou-se num conjunto de receitas práticas e resultados de laboratório, alguns corretos e alguns apenas aproximados, referentes a áreas, volumes e relações entre figuras sugeridas por objetos físicos. (EVES, 1997, p. 3).

A civilização grega também tem sua fundamental importância nos estudos primitivos da geometria. Tales de Mileto, matemático da Grécia no século 16 a.C, fez várias viagens ao Egito e notou que, embora os Egípcios tivessem o conhecimento de medição de terras, não tinham noção de altura assim, desenvolveu as propriedades de triângulos semelhantes para medir a altura das pirâmides. “Tales buscou explicações teóricas para os fatos descobertos empiricamente pelos egípcios. Ele deixou os egípcios impressionados quando lhes mostrou como eles poderiam medir a altura da pirâmide.” (MLODINOW, 2005, p. 25). Com o passar dos séculos, as descobertas de Tales se juntaram aos elementos de Euclides, que escreveu uma obra de referência da geometria: Os Elementos, considerada por muitos como "Bíblia da geometria”. Pitágoras também deixou sua importante contribuição nos estudos da geometria ao desenvolver cálculos matemáticos que resultaram na descoberta do Teorema de Pitágoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (414.6 Kb)   docx (396.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com