TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O “Sincronizar Aquecedores” e “Símbolos de Energia”

Por:   •  23/8/2019  •  Monografia  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

As seguintes etapas e responda às perguntas abaixo (apresentando o raciocínio teórico e/ou matemático quando necessário):

Marque as opções “Sincronizar Aquecedores” e “Símbolos de Energia”;

Coloque os recipientes com os líquidos “Água” e “Azeite” nos aquecedores por cerca de 5 segundos;

Utilize o termômetro sobre os líquidos e responda:

[0,6 pts] Qual dentre os líquidos ficou com maior temperatura após o procedimento? Qual a grandeza física que determina se o líquido aquecerá mais/menos? Explique esta grandeza.

O azeite ficou com maior temperatura. A grandeza é a quantidade de calor específico que é necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura de 1ºC. isso é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

[0,2 pts] Pesquise na internet e diga qual o valor da grandeza discutida na questão 1 para a água e o azeite. Utilize o valor pesquisado para as questões que seguem (apresente a fonte da pesquisa)

Água = 1,00

Azeite = 1,678

 

http://fep.if.usp.br/~profis/experimentando/diurno/downloads/Tabela%20de%20Calor%20Especifico%20de%20Varias%20Substancias.pdf

http://www.geocities.ws/resumodefisica/calorimetria/cal04.html

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/calor-especifico.htm

[0,6 pts] Pesquise na internet o experimento sobre a conversão entre calorias e Joules. Explique este experimento e apresente o valor referente a conversão. Utilize o valor pesquisado para as questões que seguem (apresente a fonte de pesquisa).

Joule realizou um experimento que fez com que ele conseguiu converter energia mecânica em calor.

A atividade experimental que Joule realizou para a equivalência mecânica tinha por base os corpos em queda livre, ou seja, sujeitos apenas à ação da gravidade. Para isso, os corpos que estavam em queda moviam um conjunto de pás mergulhadas em um calorímetro com água.

Tendo conhecimento do peso de ambos os corpos, altura de queda e o equivalente em massa de água usada no calorímetro, Joule media a variação da temperatura do sistema. Através de sua experiência, ele concluiu que:

1 cal = 4,186 J

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/equivalencia-entre-joule-caloria.htm

[0,8 pts] Considere que a massa de água seja 100 g e que ambos os aquecedores fornecem a mesma taxa de transferência de energia para os líquidos, que é de 840 W. Qual a variação de temperatura que terá a água durante o aquecimento de 5 segundos?

840 = 100 . 4,2 . T / 5

4200 = 420T

T = 10

Sendo T = Delta Theta (variação da temperatura )

Sendo 4,2 o calor específico da água em joules.

[0,8 pts] Com base na resposta da questão 4, supondo a mesma taxa de aquecimento e tempo para o azeite, qual deverá ser a massa de azeite de forma que tenha o mesmo aquecimento da água?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com