TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sucessão Política

Por:   •  19/11/2018  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Governo FHC

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995 – 2002)

Sucessão política

Tendo como base o Plano Real, o funcionamento do mesmo dependia da existência de uma grande reserva de dólares nas mãos do governo, o que aconteceu desde o início, devido aos saldos favoráveis da balança comercial e ao abrandamento da dívida causada pela crise. A queda da inflação foi sentida de imediato, assim como a onda de falências e desemprego seriam sentidas a curto prazo. Com isso, Fernando Henrique Cardoso conquistou certa popularidade, abrindo caminho para sua candidatura nas eleições presidenciais de 1994.

Governo (1995 – 2002)

Sendo sucessor de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso herdou muitos problemas devido a crise que já assolava o país, ganhando força com seu discurso de atacar diretamente as injustiças sociais levando-as ao fim, varrendo do mapa do Brasil de vez a fome e a miséria.

Economia

  • FHC trabalhou diretamente no combate contra a inflação monitorando a entrada de moeda estrangeira no país, que poderia acontecer por meio de duas maneiras:
  • Capital produtivo: Se refere ao montante de recursos que uma empresa estrangeira investe no país para, efetivamente, desenvolver atividades ligadas à produção.
  • Capital especulativo: Por sua vez, é o capital investido no país em títulos, remunerado por meio de uma taxa de juros; quanto mais altos os juros, mais atraente o investimento, trazendo mais capital especulativo para o país.

Resultados

O governo adotou uma política econômica neoliberal, voltada para a desregulamentação do mercado e para a privatização dos serviços, acarretando o aumento de exportações, resultado direto da desvalorização cambial, a partir de 2001. A desvalorização da moeda resultou no aumento do preço de produtos importados e produtos nacionais que entraram em escassez no país por ter como foco o mercado externo.

Política

  • Interna: Aliou-se a vários partidos com a ideia de garantir a governabilidade, ou seja, o apoio do Congresso as reformas propostas.
  • Externa: Na política internacional buscou novos contatos com líderes de países desenvolvidos, participando das reuniões do grupo chamado de “Terceira Via”. O objetivo dos encontros era definir o valor da Terceira Via como projeto político para o século XXI, situado entre a socialdemocracia e o neoliberalismo.

Sociedade

No ponto de vista social, o Governo FHC foi marcado em grande parte pelo desemprego, tendo como principais fatores a abertura para importações, o aumento da concorrência, o prosseguimento do processo de fusões empresariais, a automação nas indústrias e a estagnação econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (343.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com