TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Manuscrito

Por:   •  28/5/2019  •  Bibliografia  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Humanismo

Na Alta idade Média, na Europa ocidental, no século XIV teve grandes mudanças socioeconomicas que fizeram surgir novas formas de pensar e de viver.

Antecedentes

Comerciantes que agora faziam parte da nova classe social dos burgueses, ganharam importancia e começaram a competir com a nobreza. Os camponeses perderam suas terras para os senhores feudais e passaram a vagar pelas estradas e cidades sem rumo e sem trabalho. Com isso começou um periodo de muita fome e doenças como a peste negra,peste bubonica que matou 1/3 da população euroupeia.

Espiritualismo x Humanismo

O pensamento religioso,espiritualista, que predominava até então, em uma visão teocentrista (em que Deus, do grego teos, está no centro das preocupações humanas), deu lugar ao antropocentrista (em que o ser humano, do grego anthropos, está no centros das realizações do universo humano). Entre essas duas visões a que predomínou foi a antropocêntrica, tendo esse perído sido foi chamado de Humanismo.

Em 1418,Dom Duarte (filho do rei D. João I) nomeou Fernão Lopes para cuidar dos documentos do reino.Alguns anos Depois Fernão foi também nomeado cronista oficial do reino.

Características da poesia humanista portuguesa:

* Separação entre a música e a poesia

*Criação de formas poéticas modernas, como o emprego do verso redondilho.

*Novidades temáticas,  por influência dos clássicos, como Ovidio,e os poetas italianos Dante e Petrarca.

*Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas (por influência de Petrarca), que se tornam lugares de refúgio para as mágoas de amor.

Nesse período, a poesia era feita por nobres e para os nobres. O teatro era popular, com peças chamadas de autos. Os autos tinham influência de origem francesa do século XII.Eram apresentadas peças curtas, conhecidas como ''mistérios e milagres'' que representavam cenas bíblicas, sobretudo natal é a páscoa.

Gil Vicente grande nome do teatro português, A estrutura e os temas de suas peças eram feitas a partir do teatro medieval, defendia valores religiosos, mas muitas de suas peças apontavam uma concepção humanista, assumindo uma posição crítica. A riqueza e a dimensão na obra vicentina tem um retrato da sociedade portuguesa nas primeiras décadas do século XVI.

O jeito de contar Histórias que mostram as qualidades e os defeitos dos humanos vem de vários anos atrás, mas so existem registros a partir da Antiguidade grega e romana. Esopo, foi um grego que reuniu e popularizou as fábulas,histórias com o objetivo moralizante que têm como personagens animais e objetos que imitam as ações humanas. Assim aparecem na Idade Média, os autos e as farsas.

Auto: São peças teatrais que possuem assuntos religiosos ou profanos, têm como finalidade criticar ou ironizar os membros da igreja (e não a instituição).

Farsa: São peças cômicas, que falam mais sobre o cotidiano, possuem a características de serem curtas (possuindo um ato só) e terem poucos personagens.

No 2 capítulo, O humanismo começou a fazer mudanças na visão teocêntrica medieval para a visão antropocêntrica. Deus e a religião já não eram mas o centro das preocupações, e assim o ser humano começou dar razão a existência do Universo. A renascença espalhou na Euroupa durante os séculos XV e XVI e baniu os costumes e instituições que haviam dominado essa região por quase mil anos. Um dos periodos do Renascimento foi marcado pela expansão maritima e por inovações cientificas e tecnológicas, como o desenvolvimento da astronomia, teve o aprimoramento da navegacão, a invenção da bússola, da pólvora e da imprensa, a evolução da produção literária na Europa. Tudo isso marcou a sociedade da Renascença.

Características e consequências do Renascimento:

* a decadência dos senhores feudais;

* a substituição da economia de susbsistência feudal pelas atividades comercias;

* a ascensão da burguesia, que enriquecia graças ao comércio;

* o financiamento das criações artícas pela burguesia (mercanato);

O Renascimento revalorizou a cultura e os padrões clássicos das letras e das artes em geral. Assim o movimento começou com os estudos dos modelos artísticos da Antiguidade clássica. Na idade Média a pintura tournou-se mas realista. Quase todos os pintores medievais limitavam a assuntos religiosos, Já os pintores renascentistas pintavam retratos, paisagens e canas da vida cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com