TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO "SE"

Dissertações: O USO DO "SE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Afirmação e Exemplo

A Administração Científica tem como fundador o Inglês Frederick Winslow Taylor (1856 -1915).Sua principal preocupação é com a Organização Racional do Trabalho, por meio do estudo de tempos e movimentos. Um exemplo dessa Organização pode ser observado nas empresas automobilísticas. Afinal é impossível imaginar uma empresa de grande porte sem divisões de tarefas, divisão de montagem e metas para a produção.

Pergunta e Resposta

Podemos afirmar que o mundo da administração veio a surgir em decorrência da Revolução Industrial? Com certeza, pois, foi a partir dela com o crescimento exagerado e desorganizado das empresas e das cidades, que veio a tona a necessidade e a importância de se estudar uma ciência capaz de resolver estes problemas sociais e econômicos.

Definição

Com decorrer do tempo, através de estudos, movimentos e a análise do trabalho eram essenciais para um melhor aproveitamento de cada tarefa no trabalho, denominando assim a ORT (Organização Racional do Trabalho). Movimentos úteis eram simplificados para uma maior economia de esforço operário, enquanto os inúteis eram transformados em outros mais eficazes. Para aumentar o rendimento tanto do operário quanto da produção em geral, o trabalho era bem distribuído para não ocorrer sobre carga, eliminado assim desperdícios de força humana e tempo. Essas medidas tornariam a produtividade da empresa mais eficiente.

Comparação Histórica

A organização do espaço da produção é marcada por duas fases: Antes de Taylor e depois de Taylor. A fase anterior ao pensamento de Taylor se caracteriza por uma certa desorganização do espaço da empresa. Não se tinha um critério definido para o número de hora do trabalho e nem uma forma como os instrumentos de trabalho se distribuiu pelo espaço da empresa. Não havia um mecanismo que garantisse o acompanhamento do processo produtivo. Depois de Taylor pode-se dizer que foi construído o procedimento de racionalizar o espaço de trabalho. Comparativamente o mundo viveu, pós Taylor uma faz histórica, houve definição da jornada de trabalho, da posição das maquinas, dos banheiros e de tudo mais que envolve o universo da produção. No momento em que estamos vivendo, Taylor continua atual. Na verdade, ele é o pai de todos os processos de automação.

Bipolarização

A Revolução Industrial foi a grande responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Algumas delas que marcou o século foi a grande passagem do artesanato manual para a produção industrial como ponto positivo, mas ao mesmo tempo essa produção gerou o desemprego, como um dos pontos negativos, pois as pessoas foram substituídas por maquinas que tinha capacidade de produção por ate 10 homens.

Analogia

Na Revolução Industrial muitos teóricos ofereceram soluções para a administração das fabricas nas realizações das tarefas. Morelly defendia o aproveitamento das habilidades de cada um pois segundo ele cada pessoa tinha sua especialidade em cada área, já Saint Simon acreditava no processo de treinamento das atividades deixando-as para preparadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com