TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Do Facebook Como Interdiciplinalidade

Dissertações: O Uso Do Facebook Como Interdiciplinalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

Processo histórico do código de ética

Código de Ética é um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade com um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer ocupar, inclusive incentivando à voluntariedade e à humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito.

Como tal, um código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de uma empresa ou organização. Apesar de a ética não ser coactiva (não implica penas legais), o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório.

As normas mencionadas nos códigos de ética podem estar vinculadas às normas legais (por exemplo, discriminar é um crime punido por lei). O principal objectivo destes códigos consiste em manter uma linha de comportamento uniforme entre todos os integrantes de uma empresa. Existindo instruções por escrito, não há necessidade de os dirigentes explicarem constantemente quais são as obrigações que têm os funcionários.

Ética: sua origem e influência no mundo dos negócios

Atualmente, é impossível nos isolarmos do conceito de ética ou ignorarmos esse tema em nossas vidas tanto pessoais e profissionais, como na sociedade em que vivemos.

O tema ética já é discutido há muito tempo. Platão, que viveu de 428-348 a.C., é identificado como o primeiro grande filósofo grego a tematizar em sua obra as principais questões éticas que chegaram até nossos dias. Em seus diálogos iniciais, chamados “socráticos”, Platão denota que Sócrates levanta as questões éticas fundamentais que a filosofia iria discutir e ainda discute hoje em dia, tais como o entendimento dos conceitos de ética e moral e os critérios para a sua aplicação em situações concretas com as quais nos confrontamos, nossa coerência na aplicação dessas idéias e as razões e argumentos a que devemos apelar para justificá-las.

Atualmente, estamos vendo um movimento recente de adoção por parte das empresas e corporações de códigos de ética próprios. Nitidamente, as leis de um país que regem uma sociedade e os códigos de ética profissional não foram suficientes para que os comportamentos dos indivíduos nas empresas refletissem atitudes éticas. Atitudes impróprias dentro de uma empresa, em nome da empresa, têm levado varias companhias a situações desagradáveis e algumas vezes catastróficas. O tamanho dessas empresas impossibilita o acompanhamento de todos de forma direta. Harmonizar o comportamento dos profissionais de uma organização de acordo com seu crescimento é um desafio muito grande, especialmente, sob a ótica da ética nos negócios.

Nos dias atuais, o comportamento ético dentro das empresas faz parte de um assunto ainda maior e cada vez mais importante denominado governança corporativa. Cada vez mais, as organizações estão sendo requeridas a adotarem boas práticas de governança que são divididas em quatro componentes, sendo os três primeiros principalmente relacionados à relação da empresa com seus acionistas. A prestação de contas pela administração; a transparência das informações prestadas; a equidade no tratamento desses acionistas e, por último, a responsabilidade corporativa; que objetiva a relação da empresa como uma entidade inteira e completa, desde a sua relação com os próprios funcionários, bem como com os fornecedores, clientes, governo, entidades, instituições de classe, organizações não governamentais, e até o próprio meio ambiente e a sustentabilidade.

Nesse contexto da governança corporativa é que a ética surge e toma vulto. As empresas estão sendo influenciadas a adotarem uma governança corporativa forte; e a ética dos profissionais é um dos seus principais componentes. Naturalmente, é impossível dissociar qualquer elemento da governança dos seus agentes que são os próprios profissionais da empresa. É dessa forma que o código de ética e conduta entra na vida das empresas, para sustentar o comportamento dos indivíduos e conseqüentemente a governança corporativa instituída.

Analisando de maneira mais abrangente, não somente as empresas, mas qualquer organização deve ter um código de ética e conduta. Talvez, as empresas maiores, com maior visibilidade ou de caráter público aparentem precisar mais de códigos, inclusive escritos.

Entretanto, isso não tira a necessidade de que organizações menores e até as familiares também tenham seus códigos, mesmo que eventualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com