TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estado Brasil: O grande Leviatã

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

Coleio interativa

Yhan Pablo P. Rodrigues

O estado Brasil: O grande Leviatã

O grande tubarão branco

Goiânia-GO

2017

Coleio interativa

O estado Brasil: O grande Leviatã

O grande tubarão branco

Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial da II etapa III bimestre em todas as disciplinas da 2o série matutino do Colégio Interativa sob a orientação do professor João Carlos.

Goiânia-GO

2017

Sumario

Introdução............................................................................................................4

Desenvolvimento...................................................................................................

  • Analise de leviatã5
  • Quem foi Thomas Hobbes?                                                                   5/6
  • Leviatã                                                                                                      6
  • Ideias politicas de Hobbes                                                                        6
  • Hobbes e o contrato social                                                                        6
  • Historia do estado brasileiro                                                                   6/7
  • Leis que garantem o monopólio do uso da violência                              7/8
  • Relações das teorias de Hobbes com o estado brasileiro                         8/9
  • Rebeliões ao longo da historia                                                                9/10

Considerações finais................................................................................................12

Bibliografia ............................................................................................................12

Anexos.....................................................................................................................13

Introdução

O presente trabalho é sobre o estado Brasil : o grande leviatã, mais concretamente  sobre as relações da teoria do filosofo Thomas Hobbes com o estado brasileiro, ressalta o uso do monopólio da violência na construção da sociedade.

Este trabalho tem como objetivo trazer uma maior clareza sobre as teorias de Hobbes e como ela pode interpretada e presente no Brasil

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica , enriquecida com alguns relatos e documentos.

O estado Brasil: O grande Leviatã

Analise de Leviatã

Leviatã significa o estado, a origem desse nome, tem procedência religiosa, o leviatã é um mostro marinho, que significa um estado forte, que não pode investir contra ele , foi feito para não ter medo e é o rei de todos os animais ferozes. O estado de Thomas Hobbes é um leviatã, que foi feito para combater monstros ainda maiores do que ele mesmo, a pior tirania é sempre melhor que a guerra ou a anarquia.

No livro,Hobbes aponta a respeito do JuzNaturale, que é os direitos naturais do homem (ser humano, homem e mulher) e ele fala necessariamente sobre o estado de natureza do homem, que para ele é um grande problema.

Segundo Thomas Hobbes o homem em estado de natureza é um homem mau, e que esse estado de natureza faz com que a sociedade se transforme em uma sociedade falida. Hobbes usa uma seguinte frase no livro “ Homo homini lupuz” (o homem é o lobo do próprio homem), que significa que todo ser humano tem um lado selvagem, um lado destruidor, e se esse ser humano não tiver um estado para lhe regular ele sempre estará fadado a viver em guerra, porque a sua própria natureza é má.

Como o livro mostra, o ser humano espera o respeito de um outro individuo, porquê como ele está em estado de natureza ele mesmo está em constante guerra, se a honra ou o caráter de um individuo é ferida ele pode simplesmente ferir /matar uma outra pessoa que nada irá acontecer com ele, justamente pelo fato de não haver leis ou regras.

a proteção do estado, ou seja, todos os direitos que o homem têm, seja eles de propriedade privada , de ir e vir ou até mesmo a vida são estregues na mão de um rei absoluto e tirano, porque segundo Hobbes o home é o lobo do próprio homem , logo ele precisa de  alguém  para lhe assegurar a proteção do próprio homem. Para Thomas Hobbes é melhor ter um rei tirano e absoluto do que nenhuma lei, porque sem leis e regras o homem vive em constante guerra.

Quem foi Thomas Hobbes?

Thomas Hobbes(1588-1679) nasceu em Westport, Inglaterra. Filho de um pastor anglicano, foi educado por um tio. Com 15 anos Hobbes ingressou na Universidade de Oxford, onde aprendeu logica e filosofia, principalmente a do grego Aristóteles.

Entre 1608e 1610 foi tutor de LordHardwich, com quem viajou pela Itália e se fixou na França. Nessa época,começou a estudar as obras de Galileu, Kepler e Euclides.

Hobbes voltou à Inglaterra em 1667, onde sustentou debates sobre seus ideais, numa época em que a situação política anunciava uma guerra civil. Hobbes que estava a favor do poder real,se retirou para França, em 1640, quando o Arcebispo Laud e o Conde de Strafford, principais auxiliares do rei, foram levados à torre acusados de conspiração.

Leviatã

Hobbes escreveu diversos livros, mas a sua principal obra é o livro Leviatã, em 1651,Hobbes lançou leviatã, ondes amplia ainda mais seu trabalho sobre politica.Como leviatã desgastou a igreja católica e o governo  francês,foi pressionado a deixar o país.Voltou para Londres e se declarou submisso ao ministro inglês Cromwell.Em 1679, com 91 anos morre durante uma viagem, acompanhando o Conde Devonshire.

Ideias politicas de Hobbes

Segundo Hobbes todo conhecimento vem dos sentidos, a paixão é mais forte que a vontade. Na moral e política, essa teoria dá no seguinte:os súditos do Estado são muitos individualistas e só se reúnem em comunidade porque esse é o melhor meio de sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (135.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com