TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O princípio dos vasos comunicantes e a sua importância no processo de distribuição de água

Por:   •  18/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  2.037 Visualizações

Página 1 de 3

O princípio dos vasos comunicantes e a sua importância no processo de distribuição de água

Vasos comunicantes é o nome dado a um conjunto de recipientes comunicados por sua parte inferior e contendo um líquido homogêneo; Observa-se que quando o líquido está em repouso alcança o mesmo nível em todos os recipientes, sem influenciar a forma e o volume destes.

Se dois pontos são tomadas A e B ao mesmo nível, as suas pressões hidrostáticas deve ser o mesmo, que é: em seguida, se pA = pB necessariamente alturas HA e HB das respectivas superfícies livres ser idênticos Ha = hB. Se forem utilizados dois líquidos de diferentes densidades e imiscíveis, então as alturas serão inversamente proporcionais às respectivas densidades.

Com efeito, se pA = pB. Esta equação permite, a partir das alturas medidas, a determinação experimental da densidade sobre um líquido com respeito ao outro e, assim, é uma forma de medir as densidades dos líquidos imiscíveis se um deles é conhecido.

Operação

Isto explica-se porque a pressão atmosférica e a gravidade são constantes em cada contentor, portanto a pressão hidrostática a uma dada profundidade é sempre o mesmo, sem influenciar a sua geometria ou tipo de líquido. Blaise Pascal demonstrado no século XVII , suportam exercida sobre um mole de um líquido, é transmitida em completo e com a mesma intensidade em todas as direções ( Pascal 's Princípio). Eles servem para mostrar que a pressão hidrostática depende apenas da altura. Neste caso, consiste em quatro recipientes de vidro de diferentes capacidades e formas, unidos na parte inferior por um tubo de metal que é fechado por uma das extremidades. Ao despejar o líquido em qualquer um dos copos, observa-se que em todos eles atinge a mesma altura.

Aplicações dos vasos comunicantes

Pelo menos desde a época da Roma Antiga , eles foram usados ​​para unir os desníveis da terra canalizando água com canos de chumbo . A água alcançará o mesmo nível nos pontos altos da calha, atuando como vasos de comunicação, embora a profundidade máxima a ser salva dependa da capacidade do tubo de suportar a pressão .

Nas cidades, tanques de água potável são instalados nos lugares mais altos, de modo que os canos possam funcionar como vasos de comunicação, distribuindo a água para os andares mais altos dos edifícios com pressão suficiente.

As fontes complexas do período barroco que adornavam jardins e cidades, usavam altos depósitos e por meio de canos como copos comunicantes, impulsionavam a água com sistemas variados de jatos. As prensas hidráulicas são baseadas no mesmo princípio e são amplamente utilizados em vários processos industriais.

As instalações municipais geralmente aproveitam este princípio de vasos comunicantes para fornecer água para as casas.

Isso serve para superar os diferentes níveis de água. Os bloqueios são usados ​​para os barcos economizarem as diferenças de nível.

O barco entra na fechadura . Isso é preenchido com água para igualar o nível com o próximo bloqueio. A partir desse momento, o barco pode passar para essa trava e assim por diante.

Distribuição de água

Quando você abre uma torneira sai água com bastante força, essa água vem do encanamento da casa e do sistema de distribuição de água da cidade.

O caminho é um pouco complicado… A água vem de grandes reservatórios, é bombeada para grandes caixas d’água públicas, construídas em lugares bem altos. A água vai então para as caixas-d’água de nossas casas e só aí chega nas torneiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com