TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROCESSO DE HEMOSTASIA: Plaquetas, Fatores de coagulação, Vasos sanguíneos

Por:   •  10/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  2.771 Visualizações

Página 1 de 4

HEMOSTASIA

É o processo pelo qual o sangue se mantém sob a forma líquida dentro do sistema vascular;

PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROCESSO DE HEMOSTASIA:

Plaquetas, Fatores de coagulação, Vasos sanguíneos, inibidores da coagulação, Componentes responsáveis pela fibrinólise.

                                            Primária (tampão plaquetário)

RESPOSTA HEMOSTÁTICA- Secundária (tampão hemostático)

PLAQUETAS

O que são, como são produzidas, sobrevida média, finalidade?

São fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos que são anucleados e possuem formato discóide com diâmetro de 2 a 3mm. Elas são produzidas na medula ossea.

Vida média: 8 a 14 dias

Tem como finalidade reconhecer lesões vasculares e iniciar a formação do tampão hemostático.

MEGACARIOCITOPOIESE

Durante a maturação o megacariocito exibe a propriedade de endomitose e membrana demarcatórias;

A trombopoetina (TPO) é a citocina especifica da megacariocitopoese.

MEGACARIOBLASTO-> PRO-MEGACARIOCITO- MEGACARIOCITO.

HEMOSTASIA PRIMÁRIA

1° REAÇÃO: Vasoconstricção- Espasmos musculares (resposta reflexiva)

Substancias vasoativas (Tromboxano A2, serotonina)

2° Adesão plaquetário – Fator de Von Willebrand

3° Agregação plaquetaria – expõe os sítios de ligação ao fibrinogênio; agregados são formados a partir de pontes;

PROCESSO DE ATIVAÇÃO PLAQUETÁRIA

INDUÇÃO (agonistas- membrana plaquetária) -> TRANSMISSÃO (almento de Ca ++ citosólico) -> EXECUÇÃO (agregação plaquetária e liberação dos grânulos).

HEMOSTASIA SECUNDÁRIA

Os fatores de coagulação são componentes do plasma, geralmente prote´nas que participam do processo de coagulação. Em condições normais a coagulação ocorre para evitar processo hemorrágicos produzidos por lesões vasculares provocadas por traumatismo. Quase todos os fatores de coagulação são produzidos pelos hepatócitos e se localizam no plasma.O fator VIII é produzido pelas células endoteliais dos sinusóides hepáticos, células mononucleares do baço, rim, macrófagos alveolares e linfonodos.

[pic 1]

CONTROLE DA HOMEOSTASIA

Fluxo sanguíneo, Remoção hepática dos fatores ativados, Fibrinolise, Inibidores naturais plasmática (Proteína C e S, Antitrombina III, TFPI, etc.)

TESTE DE AVALIAÇÃO

As provas de coagulação exigem cuidados de ordem técnica para que os resultados obtidos sejam os mais exatos e reprodutiveis possiveis:

A lesão tecidual decorrente da punção venosa deve ser mínima; as seringas e os fracos de acpndicionamento de sangue e plasma devem ser plásticos ou siliconizado; o coagulante de escolha é o CITRATO DE SÓDIO usado na proporção de uma parte de anticoagulante para nove partes de sangue; o plasma deve ser separado em até 30 min após coleta e, dependendo a ser executada;realiza os testes em duplicata e em paralelo, com um controle normal de plasma.

TIPOS DE TESTES DE AVALIAÇÃO: TS(tempo de sangramento), TC( tempo de coagulação), Prova do Laço, TPAE( Tempo de protombina), TTPA( tempo de tromboplastina parcial ativada).

PROVA DE LAÇO: É um teste que procura avaliar a capacidade dos vasos de resistirem a uma pressão. Em última análise, a prova avalia uma das funções pertinentes à parte vascular da hemostasia.

TS (TEMPO DE SANGRAMENTO): avalia a capacidade de se processar a hemostasia após o vaso ter sido lesado. O TS depende da função plaquetária e da integridade funcional do vaso. TS é indicativo para encontrar distúrbios plaquetários e de alterações da integridade vascular. Valor normal de 1 a 3 min.

TC (TEMPO DE COAGULAÇÃO): mede o tempo necessário para que o sangue coagule. É uma prova pouco sensível para detectarem-se alterações no sistema global da coagulação. Valor normal: de 4 a9 min.

TPAE (TEMPO DE PROTOMBINA): avalia a atividade coagulante do sistema extrínseco, incluindo a protrombina e o fibrinogênio. valor norma: de 10 a 14 segundos .V, Vii e X.o tp pode encontrar-se nos seguintes: presença de anticoagulantes, na deficiência de vitamina k e nas hepatopatias de um modo geral .

INR é o resultado do Tpcorrigido a padrões mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com