TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto da comunidade de extensão

Tese: O projeto da comunidade de extensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Tese  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 6

Aula tema 5

Projeto de Extensão à Comunidade

Question1

A qualidade da escola se mede pelos avanços como espaço público de garantia de direitos. Como está se travando a disputa pelo direito da infância estar presente no sistema educacional?

I) Reconhecendo a infância como tempo de direitos, pois seu lugar nos espaços sociais ainda fica limitado aos espaços de proteção, cuidado e assistência.

II) Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o que significa mudanças importantes no papel social e político da escola e dos seus profissionais.

III) Rompendo com a maneira desigual como os direitos chegam para as diversas infâncias e adolescências, como a pobre, negra, dos campos e periferias.

IV) Cobrando do Estado seu dever de garantir a educação de zero a sete anos.

V) Trazendo propostas pedagógicas que considerem as especificidades da infância.

A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Apenas I e V estão corretas.

b. Todas as proposições estão corretas.

c. Apenas II e III estão corretas.

d. Apenas I e II estão corretas.

e. Apenas III e IV estão corretas.

Resposta correta: Todas as proposições estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, porque todas essas iniciativas reforçam o direito da infância estar presente no sistema educacional e a necessidade de respeitar a especificidade do seu tempo de formação.

Question2

O reconhecimento dos direitos da mulher ao trabalho e à cidadania tem acelerado o reconhecimento da infância como tempo de direitos; porém, podemos afirmar que:

I) As políticas afirmativas da mulher e as políticas da infância caminham muito lentas.

II) As pressões dos movimentos pró-direitos da infância à proteção, ao cuidado e à educação não encontraram lugar no sistema público de educação.

III) Para a infância, a resposta dos governos foi assistencial: criou creches ou conveniou creches comunitárias.

IV) As mães tiveram de criar os seus espaços de proteção para a infância popular, porque não foi reconhecido seu direito a um lugar nos espaços públicos.

V) Ainda é necessário inventar espaços físicos arquitetônicos planejados para a especificidade de corpos e convívios infantis.

A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Todas as proposições estão corretas.

b. Apenas III, IV e V estão corretas.

c. Apenas I e II estão corretas.

d. Apenas IV e V estão corretas.

e. Apenas I, II e III estão corretas.

Resposta correta: Todas as proposições estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Todas as proposições estão corretas, pois a lentidão de conformar um lugar específico de educação no sistema público para as crianças é um sintoma da dificuldade de reconhecer a infância como tempo de direitos.

Question3

Segundo Arroyo (2011), para avançar em uma organização e estrutura do nosso sistema escolar que garanta o direito das crianças à infância será necessário:

I) Inventar algo que não temos; uma organização e uma estrutura específica que respeite cada aluno e não violente os processos de formação e socialização da infância.

II) Superar as visões escolarizadas e reducionistas da infância que têm contaminado as propostas pedagógicas e até a docência.

III) Priorizar o domínio de competências e habilidades próprias da infância.

IV) Reconhecer processos identitários, valores, saberes, formas de pensar aprendidas nos espaços e nas relações vividas desde a infância.

V) Desconsiderar os desencontros e as violências com que a infância é negada nos tempos e na organização do nosso sistema escolar.

A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Apenas I, II e III estão corretas.

b. Apenas IV e V estão corretas.

c. Todas as proposições estão corretas.

d. Apenas I, II e IV estão corretas.

e. Apenas III, V estão corretas.

Resposta correta: Apenas I, II e IV estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, porque, quando a infância real passa a ser o foco, a pedagogia não poderá ignorar a diversidade de formas de vivê-la e as propostas educativas serão obrigadas a se articular com essas especificidades.

Question4

A literatura infantil, o material didático, a ludicidade e a pedagogia continuam fazendo tudo para ressuscitar a infância perdida, mas com que pedagogia e como a sociedade destrói a infância e a condena a formas de viver de gente grande?

I) Não apenas entendendo como a escola pensa a infância, mas também como ela é pensada na sociedade, na cultura, nas representações sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com