TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da sociologia

Artigo: O surgimento da sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

A sociologia teve seu surgimento por volta do século XVIII. A sociologia não nasce do nada, ela surge em um dado momento da história do mundo moderno, nessa época aconteceram varias mudanças econômicas, politicas e culturais, e essas mudanças acarretaram vários problemas para a sociedade europeia que foi onde esse fenômeno surgiu. No mesmo século aconteceram duas revoluções, a revolução industrial e a francesa, e isso veio só ajudar a sociologia a ganhar espaço e começar a tomar formas e dimensões na sociedade. Nesse mesmo período a Inglaterra sofreu grandes mudanças, e a indústria capitalista veio com todo o seu maquinário colocando centenas de trabalhadores na rua. Todo o maquinário não destruiu apenas os artesões, mas sim prejudicou toda uma sociedade que foi imposta a ser submetida a severas disciplinas.

Durante oitenta anos, a Inglaterra mudou de fisionomia. Suas pequenas cidades rurais mudaram de forma, e as grandes cidades na qual estavam alocadas as indústrias, querepassavam os produtos para o resto do mundo, também tiveram uma grande mudança. A sociedade mudou bruscamente, fazendo com que as pessoas do campo migrassem para a cidade, assim destruindo todo um costume familiar.O quase desaparecimento dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho, tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas tradicionais de vida. As mulheres e crianças trabalhavam pelo menos doze horas diárias, sem férias e feriados, praticamente um trabalho escravo a troco de praticamente nada ainda por cima em muitas indústrias as mulheres e crianças tinham o salario bem inferior ao dos homens. Após cinquenta anos,esse grande crescimento da cidade não foi nada bom, além de trágico foi muito decadente. O aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo, da criminalidade e de todo tipo violência trouxeram grandes consequências para a industrialização.

A sociologia tomou conta de vez depois que tudo isso que aconteceu, depois de todas essas catástrofes causadas pela a indústria. A burguesia em 1978 investiu fortemente contra todos os fundamentos em que a sociedade acreditava, eles queriam assegurar o deles, já que a igreja era bem influente naquela época. A revolução tinha um grande objetivo, eles não pensavam pequeno e não queriam apenas mudar a estrutura do estado, mas sim toda a sociedade, abolindo qualquer tipo de costume e hábito, influenciando também na politica e na vida cultural de cada um. As crises na França foram só aumentando com o passar dos anos, a partir da terceira década do século XIX, a contestação de ordem capitalista passou a ser bloqueada e reprimida com violência, alguns estudiosos e pensadores da época estavam bastante seguros que precisavam fazer uma limpeza na sociedade, eles precisavam reorganizar o povo para fundar uma nova ciência, eles também acreditavam que derrubando o antigo sistema social e criando um novo sistema com novas ideias poderia resolver todos os problemas do povo.

Saint Simon que foi o grande pensador dessa ideia, queria fazer uma espécie de conscientização no povo ele achava que todo o mal que a sociedade estava sofrendo, vinha da desordem mental das pessoas e ele próprio se encarregou de fazer isso.Como se tratava de uma nova forma de pensamento, a sociologia assumia um papel muito importante, procurando solucionar a desordem social mostrando que a família e toda a hierarquia social faziam parte da sociedade. Portanto a oficialização da sociologia ocorreu em um momento histórico determinado, coincidente com os últimos momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sociologia causou debate entre todas as classes sociais, e não buscava apenas mudar a cabeça das pessoas, porem queria causar uma grande reflexão sobre a sociedade moderna. As intenções sociológicas eram as melhores, o grande desejo da sociologia era interferir e buscar soluções para toda a civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e tornaram possíveis. No final de um dado século, que eu não faço ideia qual seja um francês e matemático chamado Henri Poicaré,afirmou que a sociologia não causava resultados positivos na sociedade como o esperado, eles testavam todo o tempo à nova ciência que surgiria, tanto nas universidades, como até mesmo pelos sociólogos.

Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. Desde Copérnico, a evolução do pensamento era exclusivamente científico. A sociologia veio preencher um “buraco” que existia do saber na sociedade, surgindo após, a constituição das ciências naturais e de várias ciências sociais. A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorreram circunstâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com