TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

Tese: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Entrevista com diretor de escola

De acordo com a Lei 11274/2006:

1 - Comparando com as Leis 9394/1996 e a de 11114/2005, o que foi mantido atualmente?

Art. 30 - A educação infantil será oferecida em:

I - creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

Art. 87 - É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei.

2 - Qual o impacto que a escola recebeu? Como trabalhar com as crianças de 6 anos?

“Mudança de toda a estrutura arquitetônica. A escola teve que se adequar a uma nova necessidade. Isso gerou obra, gerou custo ao tesouro público, sem contar com a realocação do corpo discente.”

“A educação da criança pequena tem como finalidade o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família, e da comunidade (Lei nº 9.394/96, Art. 29). Dessa forma, “o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades”.”

3 - Qual a opinião dos pais? Houve dificuldade com a formação do professor?

“Ouve uma grande confusão de inicio nas mudanças na estrutura do Encino Fundamental, passando de oito para nove anos, também com a alteração da nomeclatura de “série” para “ano”. Surgiram comentários por parte dos pais como “meu filho vai pular de ano”, “meu filho vai se adiantar”, “meu filho vai ir da 1ª para a 3ª série, da 4ª para 6ª”, “meu filho vai entrar direto na 1ª série, acho que ele não está preparado”, outros ficaram aborrecidos por ter que esperar alguns meses para poder matricular o seu filho no primeiro ano, uma mãe me perguntou: “Meu filho estava na 4ª série e foi direto para a 6ª. Ele já teve dificuldades para passar de ano. Imagina com uma série na frente. Como vai ser isso?”.

Quanto a preparação ou a formação do professor que assumiria o 1º ano, bem como dos demais professores, visto que as mudanças deveriam ocorrer em todo o Ensino Fundamental e não somente nos primeiros anos. foram organizados alguns encontros, cursos, seminários, nos anos de 2005 e 2006, procurando esclarecer os professores, sanar dúvidas e oferecer formação continuada.Essa transição deveria dar maior qualidade à educação, porém o que aconteceu foi só a mudança repentina da nomenclatura. Os professores primeiramente questionaram se o projeto iria dar certo e se a educação iria realmente mudar, mas a mudança da escola é algo que acontece a passos lentos e com o tempo a visão irá mudar e as atitudes também.”

4 - Parte burocratica da escola em relação a idade : Se estiver faltando um mes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com