TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Ensino Fundamental

Trabalho Escolar: Organização E Metodologia Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Fundamental ----------------------------

As atribuições do MEC ------------------------------------------------------------------------

Vantagens e desvantagens dão Sistema da Educação Brasileira-------------------------------

As organizações auxiliares da Escola ------------------------------------------------------------

Lei das diretrizes------------------------------------------------------------------------

Atribuições do Órgão --------------------------------------------------------------------------

Órgão da união do MEC -----------------------------------------------------------------------

Mapa Conceitual ---------------------------------------------------------------------------------

Considerações Finais --------------------------------------------------------------------------

Referências ---------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o intuito de fazer compreender como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental. O magistério, a sociedade, o aluno, como se da esta aprendizagem as atribuições do MEC no sentido de sistema organizacional observando às vantagens e desvantagens no ensino fundamental, fazendo reflexões do universo à criança, baseando em teorias e pensadores que estudam o desenvolvimento da criança como ser de interação, no sistema de ensino.

Característica do Sistema Ensino Brasileiro

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas, embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. As escolas ou a universidades tornaram-se locais de grande importância social e muitas famílias têm investido muito neste setor. A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a educação superior.

Principais conceitos e aspectos que definem as características do sistema de Ensino Brasileiro

• O professor no sentido geral deve resgatar sua capacidade de trabalho mais direcionado para sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo do ensino-aprendizagem.

• Precisamos romper com este processo de desqualificação do professor.

• Fazer com que o professor entenda o ensino e a aprendizagem como um processo produtivo, no qual ele não só produza ensino-aprendizagem.

• É de grande importância que o professor possa perceber a relação entre a escola, o sistema de ensino, e o próprio contexto político, econômico e social.

• A tecnologia se faz necessária, já que com avanço da tecnologia cada vez mais frequente em todos os níveis sociais transforma o conhecimento e a forma de se interagir.

• A produção do ensino-aprendizagem e a sua qualidade não são mais resultado do trabalho isolado de cada professor, mas do conjunto dos trabalhadores da educação.

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Fundamental

Para se tornar um educador de qualidade é conquistar, a capacidade de pensar, preparar, produzir e transmitir conhecimento no aspecto cognitivo, emocional, ético e moral, na construção do ensino-aprendizagem.

Não existe formula pronta para conquistar o objetivo e tão pouco é um trabalho que somente depende do educador, mas é fundamental que o professor esteja comprometido com as necessidades do magistério, possua ética política, administrativa e social juntamente com a comunidade que lhes cerca.

É função principal da Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental processar as políticas nacionais, estaduais e municipais sobre a legislação sobre ensino, fazendo com que o educador entenda esse processo em relação à escola e aluno.

Por isso para esclarecer dúvidas sobre a educação é preciso ter em mente que o homem é um ser histórico e cultural, e que tudo interfere na educação e nos seus longos caminhos até chegar aos dias atuais.

As atribuições do MEC

De um lado a luta da sociedade por melhorias na educação brasileira, com mais qualidade e condições de aprendizagem, de outro lado o MEC que é o órgão responsável em comandar, organizar e descentralizar e centralizar toda a educação escolar brasileira seja do infantil ao superior.

O Ministério da Educação – MEC, com o Decreto n° 4.791, de 22 de julho de 2003, tem aprovada a sua Estrutura Regimental.

Dessa forma, a área de competência do Ministério da Educação ficou assim estabelecida:

• Política nacional de educação;

• Educação infantil;

• Educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância, exceto ensino militar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com