TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia E Organização Do Ensino Fundamental

Trabalho Universitário: Metodologia E Organização Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  2.024 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de organização e metodologia do ensino fundamental.

01- A utopia passa a ser, portanto, não um mero desejo, mas um avanço possível,dadas as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no movimento histórico da escola e, consequentemente, do sistema de ensino como um todo.

02- Para seu trabalho valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem.

03- A função mais decisiva do processo, que é definir as políticas, organizar processos, acompanhar e avaliar, ele está contribuindo para que o seu trabalho tenda a perder valor o que se manifesta nos níveis salariais, e também no prestigio social de sua profissão.

04- O magistério precisa construir uma ética profissional, necessária ao resgate da sua respeitabilidade junto à sociedade.

05- Esta estrutura de relações sociais de produção, a partir da escola, que o professor precisa compreender e desvelar o seu real conteúdo:perceber que esta escola, mesmo sendo parte de uma organização mais ampla é a base e a própria razão de ser desta organização.

06- Julga-se fundamental que o professor possa perceber criticamente esta relação entre a escola, o sistema de ensino e o próprio contexto político, econômico e social.

07- O avanço da tecnologia não significa apenas a possibilidade de novas metodologias e técnicas. Ela transforma os próprios.

As organizações auxiliares da escola

A metodologia que estrutura essa proposta de atuação docente perpassa pelo desenvolvimento da pedagogia de projetos como uma ação didática contundente, em que professor de diferentes áreas, auxiliares pelos recursos tecnológicos, podem criar ambientes de aprendizagem interdisciplinares e contextualizados, propondo desafios e explorações que possam conduzir a descobertas significativas e a reconstrução do conhecimento por parte do aluno.

Ressalte-se o quanto é imprescindível à articulação entre a escola e a sociedade da informação e o conhecimento, de modo a oferecer condições favoráveis em que todos possam ascender e selecionar, ordenar, gerir criar, recriar e utilizar essas novas possibilidades indispensáveis ao ensino-apredizagem. O uso planejado e acompanhado dessas ferramentas por parte da escola permitirá uma prática pedagógica inovadora, rica em possibilidades, num trabalho pedagógico que possibilite:

* Dinamizar as atividades em sala de aula;

* Criar um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade, que é a capacidade de criar e recriar, brincar, de construir uma nova maneira de ler o mundo;

* Proporcionar momentos de descontração, criatividade;

* Criar novos ambientes de aprendizagem;

* Potencializar o processo de ensino-aprendizagem;

* Permitir o acesso a rede informação;

* Colocar o cidadão em sintonia com o mundo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com