TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS GERADORES ELÉTRICOS

Por:   •  3/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

5. REFERENCIAL TEÓRICO

5.1. ELETRICIDADE

Após muitas pesquisas a eletricidade passou a ser manuseada e a ter um comportamento “exato” de acordo com as condições que são determinadas. Cientistas como Faraday, Ohm, Lenz e Kirchhof, trouxeram conhecimentos necessários para que a eletricidade tenha o funcionamento necesssário sob a especificação de certas regras.

Estas regras são chamadas de “leis”. Portanto apesar de não ter conceito definido, suas aplicações estão melhores e mais eficazes, com pesquisas contínuas, sua gama de funcionalidade aumenta cada vez mais.

A teoria mais aceita sobre o fluxo de corrente corresponde ao movimento dos elétrons, essa parte do átomo que vem sendo explorada.

Condutores tratam se de substâncias que facilitam a passagem ou fluxo destes elétrons. O fio de cobre é tido como um bom condutor, pois suporta vários elétrons livres. A energia elétrica é transferida através dos condutores por meio do movimento de elétrons livres que emigram de átomo para átomo vizinhos, onde ele substitui um ou mais elétrons, deslocando-os para fora de suas órbitas. Os elétrons substituídos continuam o processo para átomos vizinhos mais próximos até que tal movimentação seja realizada através de todo o comprimento do condutor.

As qualidades condutoras do material estão relacionadas quantidade do maior o número de elétrons que se movem em um material onde uma força é aplicada. O melhor condutor é a prata, seguida do alumínio e do cobre, a dimensão está proporcionalmente relacionada à qualidade do material.

Gêrmanio e silício são materiais semicondutores, estes não são bons condutores, nem tão bons isolantes. Devido às suas estruturas de cristal, os materiais, estes podem se comportar como condutores e até como isolantes. Com o aumento da temperatura, um número limitado de elétrons fica disponível para condução.

A eletricidade é usada pelo homem sobre a forma de iluminação, aquecimento, comunicação, acionamento e vários tipos de aparelhos de uso doméstico.

5.1.1. Tensão

Se existir uma diferença de potencial entre dois pontos, esse fenômeno será chamado de tensão elétrica, a tensão elétrica também pode ser dita como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica.

Em um condutor, por onde circula a carga de energia elétrica a diferença de potencial elétrica existente entre a fonte e a carga será a tensão elétrica aplicada sobre o condutor.

A tensão elétrica pode ser formada de diversas maneiras.

5.1.2. Corrente

O deslocamento ou fluxo de elétrons no condutor é denominado corrente elétrica. Antigamente admitia-se que a corrente era produzida pela movimentação de elétrons de um potencial positivo a um negativo, hoje esse conceito pe considerado errado.

A corrente elétrica é classificada em corrente contínua e corrente alternada. A diferença é que a corrente contínua tem sua movimentação em um único sentido ou como pe mais conhecido tem polarização definida, ou positiva ou negativa, enquanto a corrente alternada varia sua movimentação, por tanto sua polaridade não é definida, hora é positiva, hora é negativa.

Para determinar a quantidade de elétrons que está fluindo em um condutor, foi adotado o ampere, essa unidade mede o fluxo de elétrons, o nome veio de um cientista francês chamado André-Marie Ampere.

5.1.2.1. Corrente Contínua

A corrente contínua é o fluxo odernado de corrente em uma determinada direção, ou seja, possui uma polaridade definida,por isso se difere da corrente alternada, esse tipo de corrente é gerado por pilhas, baterias, devido a tensão que sai da rede elétrica ser alternada, os componentes eletrônicos que em boa parte só funcionam nesse tipo de corrente, necessitam de um circuito retificador, cuja função principal étransformar aquela corrente alternada em corrente continua.

Esse foi o primeiro tipo de corrente a ser introduzido em linhas de transmissão, porém foi substituída pela corrente alternada pelas muitas deficiências que apresenta, hoje em dia é mais usada para alimentação dos componentes/equipamentos eletrônicos.

5.1.2.2. Corrente Alternada

A corrente alternada não possui polaridade definida,por tanto o elétron se movimenta não só em um sentido, por isso é bastante usada em linhas transmissão de energia.

A corrente alternada émais usada que a continua em linhas de trasmissão devido a sua maior facilidade para a mudança do valor da tensão, por intermédio de transformadores, então a sua transmissão a longas distância é mais facilitada. Além disso, as perdas em Corrente Alternada são bem menores que em Corrente Contínua. Porém, inicialmente as transmissões de corrente contínua forma utilizadas.

5.2. DOMÓTICA

Conhecida por automação residencial, a domótica é, basicamente, o acoplamento de mecanismos automáticos em residências, edifícios, entre outros. Esses mecanismos podem ser de segurança, conforto, comunicação e energia.

A domótica é um dos ramos da tecnologia atual que mais crescem, pois pensar em formas de dar comodidade, diminuir o tempo de tarefas e melhorar os recursos domésticos, representa grande utilidade para a sociedade. As áreas da domótica mais exploradas são: criação de softwares, acessos remotos, identificação de pontos eletrônicos e de eletricidade predial.

Na área de eletricidade predial a domótica influi de diversas formas, porém a principal delas é nas formas de melhoria da energia distribuída nas residências, o uso de geradores e nobreaks tem esse intuito.

5.3. GERADORES ELÉTRICOS

Os geradores elétricos são dispositivos que possuem fonte independente de energia elétrica, incumbidos de produzir e distribuir eletricidade em casos de queda de energia ou problemas no sistema de distribuição.

Os geradores são garantem a demanda de energia elétrica sem a ocorrência de falhas, sendo comumente utilizados em indústrias, hospitais, supermercados, entre outros locais. Além disso, este dispositivo permite a conservação de equipamentos que necessitem de eletricidade para seu funcionamento. Na área residencial esta ferramenta é pouco utilizada, porém esse panorama está mudando.

O equipamento funciona basicamente por um imã fixo sob um eixo móvel, esse conjunto está sobre uma bobina, sem que tenha contato físico entre as partes. Seu funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com