TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Espaços E Desafios Da Atuação Do Pedagogo: Pedagogia

Casos: Os Espaços E Desafios Da Atuação Do Pedagogo: Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

Hospitalar e Educação do Campo

Você que está concluindo o curso de Pedagogia deve estar se questionando sobre o espaço de atuação do pedagogo no Brasil. É certo que todos os cursos de Pedagogia no Brasil direcionam a formação para o espaço escolar. Porém, nem todos os egressos possuem perfil para atuar no espaço escolar. Saiba que esse não é o único espaço de atuação desse profissional!

Questões para reflexão

O pedagogo pode atuar somente em escolas? Onde mais pode atuar o pedagogo no Brasil? O que fala a legislação sobre isso?

Para o pedagogo, no contexto atual, têm sido abertos outros campos de atuação, como pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, educação do campo e outros. Vamos conhecer um pouquinho desses campos de atuação do pedagogo?

PEDAGOGIA HOSPITALAR

A Constituição Federal de 1988 assegura a educação como um direito de todos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe que toda criança e adolescente têm direito à educação. A LDB 9394/96 enfatiza a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais. A Resolução n.02/01 – CNE/CEB (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica) prevê que os sistemas de ensino se integrem aos sistemas de saúde, oportunizando atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em função de tratamento de saúde, sendo em caso de internamento ou de tratamento domiciliar. Assim,

Na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde ou de assistência psicossocial, as pessoas necessitam de formas alternativas de organização e oferta de ensino de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde, tal como definidos na Lei e demandados pelo direito à vida em sociedade (BRASIL, 2002, p. 11).

Entende-se por pedagogia hospitalar também como classe hospitalar, visto que são implantadas classes em hospitais com o intuito de integrar a criança doente em um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contato com seu mundo exterior. O atendimento pedagógico-educacional ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com