TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Pedagogia

Monografias: Desafio De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 12

Questão 1

Lei

de Diretrizes e Bases da Educação

A Escola Municipal Ernesto Marcondes Rangel,baseada na lei de diretrizes e baseada na Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) – da Educação Infantil.

Artigo- 29, que tem a primeira etapa da Educação básica que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de 5 (cinco) anos, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

Artigo 30- que estabelece que a Educação Infantil será oferecida em:

I- Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3(três) anos de idade .

II- Pré- escolas, para as crianças de 4(quatro) a 5(cinco) anos de idade.

Artigo 31- A Educação Infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comum:

I- Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças sem objetivo de promoção, mesmo para o Ensino Fundamental.

II- Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas. Distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

III- Atendimento a criança de no mínimo 4 (quatro) anos, diárias de 7 (sete) horas para a jornada integral.

IV- Controle de freqüência pela instituição de educação pré- escolar, exigida a freqüência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.

V- Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento a aprendizagem da criança.

Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular reforçam a importância de que cada proposto curricular reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da corresponsabilidade entre todos os educadores

A forma mais eficaz de elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais envolve o debate em grupo e no local de trabalho.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao reconhecerem a complexidade da prática educativa,buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir, como profissional, o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo Brasileiro.

Dada a abrangência dos assuntos abordados e a forma como estão organizadas, os Parâmetros Curriculares Nacionais pode ser utilizado com objetivos diferentes de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento. É possível iniciar a leitura por diferentes partes dos documentos, mas reforçamos a necessidade de com o tempo, se tomar em conta a totalidade deles para poder haver uma compreensão e apropriação da proposta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Algumas possibilidades para sua utilização são:

- rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.

- refletir sobre a pratica pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos.

- preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula.

- discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares;

- identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem.

- subsidiar as discussões de temas educacionais com pais e responsáveis.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência política-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

O conjunto das proposições aqui expressas responde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.

Entretanto, se estes Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira de modo algum pretende resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no País. A busca da qualidade impõe a necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários dignos, um plano de carreira,

a qualidade do livro didático, de recursos televisivos e de multimídia, a disponibilidade de materiais didáticos.

Diretrizes Curriculares Africanas Nacionais para a Educação Étnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Mas esta qualificação almejada implica colocar também, no centro do debate,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com