TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de Pedagogia

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ANA CLAUDIA CAMACHO ELIAS – R.A: 3070200481

CRISTIANE SANTOS NAZARIO – R.A: 9327772734

MARIA HELENA P. GARCETE BERNARDINO – R.A: 3039916504

SUELLEN DE SOUZA F. DE ALMEIDA – R.A: 7871586409

SUSANA DA SILVA MACHADO FERREIRA – R.A: 31022323956

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................

04

  1. DESENVOLVIMENTO......................................................................................

06

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

12


1.  INTRODUÇÃO

        A história faz parte de nosso cotidiano. Ainda que se pareça algo distante, que não faz mais parte da nossa realidade, a história nos ensina sobre os acontecimentos, nos ensina o porquê de as coisas acontecerem. Assim, estudar história é saber que temos um passado, que faz parte de nosso presente e que interfere em nosso futuro, principalmente por influenciar a maneira de ver as coisas e o mundo a nossa volta.

História é cultura, é raiz, é memória, é essencial que o aluno compreenda os aspectos históricos que envolvem nosso cotidiano. A política, os avanços tecnológicos e até as conquistas sociais são decorrentes de acontecimentos históricos.

É essencial que o educando saiba a importância da sua história, a história de um povo interfere em suas reações, decorrentes de acontecimentos que marcaram seus antepassados.

No entanto, muitos alunos não percebem o quanto é interessante estudar história, o quanto a disciplina de história pode nos ensinar. Ainda, ensinar história vai além de relatar o passado, é possível elaborar projetos fascinantes e envolventes com essa disciplina.

Geografia é uma disciplina que possibilita a criança compreender sobre o lugar em que vivem, fazendo relações com outros lugares, principalmente por conviverem praticamente com ambientes, o familiar e escolar.

Além disso, é possível aprender história e geografia em qualquer disciplina, na matemática, em português, ciências e muito mais. Quando o professor percebe o quanto é prazeroso ensinar história e geografia, ele apresenta a seus alunos condições para terem um novo olhar para essa disciplina.

Assim se apresenta esse trabalho. Onde através das observações realizadas pela professora Antônia, foi proposto a elaboração de um projeto de ensino, onde participariam alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, sendo uma proposta interdisciplinar, tendo como eixo temático a história local e o cotidiano (área de História), paisagem local (área de Geografia), com representações da Arte, abrangendo assim as disciplinas de História, Geografia e Artes.

O objetivo do trabalho é refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abrangendo disciplinas de Arte, História e Geografia.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), apresentam como objetivo do ensino fundamental possibilitar aos alunos a capacidade de utilizar diferentes linguagens: matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.


2.  DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade pode ser definida como uma tentativa do homem de propor a interação entre conhecimento racional e o conhecimento sensível, através da relação entre saberes diferentes, mas que são fundamentais para o sentido da vida.

No campo escolar, a interdisciplinaridade é o jeito mais fácil de ser observada na prática. Ela é a responsável por promover as relações entre duas ou mais disciplinas. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que  contribui para o aprendizado do aluno.

É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez mais no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade.

 A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas. A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral.

 A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNS, pois é necessário que ele assuma uma atitude interior e que faça uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com