TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional De Pedagogia 1bimestre-2014

Artigo: Desafio Profissional De Pedagogia 1bimestre-2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  3.045 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RUA CEARA 33 MIGUEL CONTO

79.003-010 CAMPO GRANDE, MS

PÓLO SANTA BÁRBARA DO SUL, RS.

Desafio Profissional

ACADÊMICA:

Tauana Carisa dos Santos Altmeyer

RA:

8945190942

CURSO: Pedagogia/Licenciatura

DISCIPLINA: Estrutura e Organização da Estrutura Brasileira e Educação e Diversidade

SEMESTRE: 1º/2014

TUTORA ONLINE: Talita de Moraes Marcelino

Santa Bárbara do Sul – 2014

Introdução

Esse trabalho consiste em uma pesquisa sobre as questões culturais que perpassam o tratamento didático-metodológico das diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante de saberes e praticas docentes no contexto escolar. Assim, objetiva analisar os fundamentos teóricos que sustentam a perspectiva de um currículo multicultural e evidenciar sua implicação na pratica pedagógica. É uma pesquisa ancorada nos estudos teóricos referentes a temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. A escola como um território habitado por hibridas identidades culturais constitui um ambiente favorável para compreender as diferenças existentes entre os grupos e sujeitos educativos. Esse lugar de hibrida interação de identidades se configura num espaço permeado por conflitos e contradições. Espera-se contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente que assegurem a efetivação dos princípios de inclusão e emancipação que orientam os currículos na perspectiva multicultural.

Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Tem como base nos seguintes princípios.

• A igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

• A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, respeito a liberdade e apreço a tolerância, a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

• A valorização do profissional de educação escolar, o gestão democrático do ensino publico na forma da lei e da legislação dos sistemas de ensino, a garantia de padrão de qualidade, e a existência extra escolar é valorizada.

• A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Constituem-se em um instrumento que possibilita tais objetivos:

• A revisão dos objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento de atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.

• A reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a coerência com os objetivos propostos.

• A preparação de um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula.

• A discussão coletiva das razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares.

Os PCNs originaram-se da exigência constitucional que afirma a necessidade e a obrigação de o estado elaborar parâmetros claros no campo curricular, capazes de orientar as ações educativas do ensino obrigatório, de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e a busca da melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana Entendemos as diretrizes como uma importante estratégia pedagógica para levar a escola, pela primeira vez, a discussão das relações raciais no brasil, tantas vezes silenciadas ou desqualificada pelas avaliações de que o brasil era uma democracia racial. Demos especial atenção aos limites e possibilidades de trabalho com os conceitos de cultura afro-brasileira e identidade negra.

Refencial Curricular nacional para educação Infantil, Volume 1. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

• O respeito, a dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.

• O direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, iteração e comunicação infantil.

• O acesso das crianças aos bens sócio culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas a interação social, a ética e a estética.

• A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas praticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

• O atendimento aos cuidados essenciais associados a sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Comemoração ao Dia da Família

Acreditamos na síntese que o dia dos país assim como o dias das mães é digno de comemoração, assim como outras datas que consideramos festivas, então não vejo motivo pelo qual não incluirmos o dia da família, sendo que são com os membros da mesma que a criança tem o primeiro contato, que aprende regras de comportamento, recebe amor e carinho, mas na sociedade que vivemos nos dias atuais existem famílias onde mães solteiras tem que tomar frente e assumir a posição de pai e mãe ou no caso da imagem acima onde a avó assume o posto de pai e mãe, nas muitas vezes ate as crianças são maltratadas por pessoas estranhas não tendo nenhum nível de parentesco e acabam indo morar na rua.

Nos dias de hoje fica muito difícil fazer um dia especifico na escola para pai ou mãe sendo que alguns não tem mais seu pai ou mãe presente, ou ate mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com