TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da liberdade

Por:   •  11/10/2019  •  Resenha  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Os fundamentos da liberdade

O texto “Os fundamentos da liberdade”, é uma abordagem na qual se discute sobre vários princípios da educação junto da liberdade . Tal qual , podemos observar as formas  em que a educação é  adquirida e distribuída , como também discutem o papel da liberdade na educação, e como o governo tem relação com o fornecimento desta liberdade na educação pública para a sociedade. Em contrapartida, o autor diz que os sistema de ensino público para todos é uma forma de moldar as pessoas para as tornar iguais , em favor de quem exerce o poder (uma monarquia) , consequentemente , é uma forma inadmissível , pois daí surge indiretamente uma escala social desigual.

O texto começa falando que o conhecimento é talvez o bem supremo que pode ser adquirido a um preço determinado, entretanto , aqueles que ainda não tem  , normalmente , não reconhecem a sua utilidade , porém , a ignorância é uma das principais razões pelas quais a energia do homem não é canalizada de modo a ser da máxima utilidade aos seus semelhantes, havendo várias razões pelas quais pode ser benéfico para toda comunidade que o conhecimento seja levado a pessoas que se sentem pouco estimuladas a proucurá – lo ou a fazer algum sacrifício para obter. Tal análise , é relevante tanto no caso das crianças ou em adultos. Por outro lado , no caso das crianças , embora não podem aplicar plenamente o conceito de liberdade , não significa que os pais devam ter a liberdade irrestrita para tratar seus filhos da forma que querem , a  sociedade também tem um papel fundamental nesse caso , podendo agir em conjunto em prol do mesmo , sendo assim , os pais devem ser os responsáveis por garantir um  grau mínimo de educação. Sob outra perspectiva,  na sociedade em si , há uma defesa sobre a educação compulsória por dois motivos , o primeiro é que teria um risco menor e maiores sucessos , caso as pessoas obterem conhecimento e convicções básicas e o segundo é que não haveria democracia partindo de uma sociedade analfabeta.

O segundo questionamento do texto é como deve ser proporcionada tal educação de forma que seja para todos e o nível que ela vai ter destinada a todos , como também , quem custeará os gastos ? ou seja , o papel do estado na educação , seja em questão de financiamento e gestão. Sendo assim, a criação de escolas públicas foi fundamental para famílias de baixa renda tendo em vista que as dificuldades eram extremas de arca com o custo de educação, desta forma a adoção da educação compulsória é aplicada. Não há duvida que de um lado ajudou a difusão da educação para todos. Decorrente disso, a educação obrigatória não necessariamente as instituições educacionais teriam que ser administradas pelo estado. Entretanto, este método, numa passagem do texto é compreendida como uma forma  descabida , pois impedia o processo individual , fruto da ação política em que o sistema controlaria todo o tempo educacional . No entanto, o desejo de “desenvolvimento da personalidade individual” seria melhor respeitando a maior variedade possível. De outra forma, o poder que a educação tem sobre a mente humana, é compreensível o perigo de entregar esse poder a uma única autoridade, haja vista que a liberdade seria extinta nesse caso em forma de técnicas propriamente feitas pelo mesmo sistema. Conclui-se que o governo deixa de ser o principal transmissor de educação, desta maneira não é mais necessário que a educação seja não só financiada mas também ministrada pelo governo .

Ao longo do texto o autor discute entre o elo da educação e igualdade, que surge um questionamento, em que a questão mais difícil é decidir até que nível a educação seria financiada pelos fundos públicos e quem deveria ser beneficiado por ela. Partindo disso, deixa claro que os investimentos é agregado a uma pequena parcela da população total, tais como a riqueza geral da comunidade , ou seja ,  muitos dos que receberam uma educação superior teriam mais tarde mais vantagens em relação aos outros , porque de certa forma alguém investiu exclusivamente em sua educação e não pois tiveram maior aptidão ou mais beneficiado. A questão mais discutida nessa parte é como se deve selecionar as pessoas cuja a educação deve ir além do mínino geral, mas para isso deve se ter um custo,  que geralmente entra em conflito , uma vez que é alto custear uma pequena parte de pessoas. Isso não aconselhável ser executado em um meio social, pois uma educação superior deveria ser para todos , ser distribuída de forma igual . O que se pode observar é jogo de interesse, exemplo , o retorno que o indivíduo dará pós investimento , em que  esse mesmo investimento é alternado entre uma elite ou no aumento da população que recebe conhecimento mais evoluído, diante disso tudo ,  se justifica a aplicação de capital em pessoas mais capacitadas em determinadas áreas , consequentemente , a exclusão e o exagero de intelectuais sem empregos, pois induziria uma disputa o que não acarretaria um retorno a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com