TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Ligados a Contabilidade

Por:   •  10/10/2018  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ADMINISTRAÇÃO

PAS

RESUMO INFORMATIVO

Propriá

2015

Maria Tatiane dos Santos

PAS

RESUMO INFORMATIVO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração, sob orientação do Profº. Rafael Vicente Barletta Spacca, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Contabilidade Geral.

Propriá

2015

CONTABILIDADE

Wandeuza dos Santos Souza Nunes

A contabilidade desde o seu surgimento até os dias atuais passou por grandes transformações, hoje ela é uma ferramenta de extra importância para o bom êxito de um negocio. Neste trabalho, vamos encontrar os fundamentos, o campo de aplicação e usuários, os princípios fundamentais e a composição do patrimônio. A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, esta ciência destina-se a captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fatos contábeis que podem afetar as situações patrimoniais, econômicas e financeiras da empresa, seja ela físicas ou jurídicas entidades lucrativas ou não lucrativas, que tenham necessidades que exercem atividades econômicas para alcançar seus objetivos.

Os princípios ligados a contabilidade são muito mais do que meros conceitos básicos, são na verdade autênticas normas de conduta a serem seguidas independentemente da entidade a que pertençam dentre esses princípios a entidade versa sobre a separação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos proprietários, ou seja, que os registros contábeis sejam feitos de forma separada para cada entidade. A continuidade representa quando uma instituição é criada com uma duração de tempo ilimitado pois haverá contabilidade enquanto existir empresa, a realização da receita ocorre no momento em que há transferência de um bem ou de um serviço a terceiros ou em produtos sujeitos a processo natural de crescimento. O custo como base de valor é representado o registro do estoque da empresa como valor expresso na nota fiscal. Enfim as leis da contabilidade representam as teorias da ciência da contabilidade facilitando a utilização da mesma, no seu objetivo que é estudar os bens e direitos de uma empresa.  

O balanço patrimonial é a principal demonstração financeira existente, ele mostra como de fato esta o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento no fim do ano ou em qualquer data determinada. O balanço patrimonial constituí-se pelo Ativo, que compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, Passivo  que compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, em dinheiro, bens ou serviços em datas futuras.

E o Patrimônio líquido compreende os recursos próprios da entidade e seu valor é a diferencia entre o valor do ativo e o valor do passivo. Portanto toda avaliação da empresa deve ser derivada da interpretação de todos os elementos do seu balanço patrimonial e suas notas explicativas no decorrer de todas as situações financeiras da empresa para que haja uma boa qualidade na contabilidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com