TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMNETO E PLANO DE AULA

Artigo: PLANEJAMNETO E PLANO DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

O Planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de ensino de acordo com Libâneo ( 2001) consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados , tempo de execução e formas de avaliação, sempre voltado para uma leitura crítica da realidade, assim, a ação de planejar consiste em uma reflexão , antes de partir para prática.

Ao planejar, é preciso enquanto docente considerar a realidade do aluno, bem como o contexto que está inserido: quem é o aluno, de onde vem, como é a sua vida, seu nível sócio-econômico-cultural; as condições maturacionais, características essenciais de sua faixa etária, seu nível de desenvolvimento e os seus pré-requisitos para que o plano esteja direcionado aos seus interesses e necessidades; a escola e seus condições reais: materiais didáticas, quadras esportivas, laboratório, recursos didáticos, bibliotecas, salas de informática e outros. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

O Plano de Aula consiste na proposta do trabalho para uma aula, ou de um grupo de aula, ou de uma unidade e deve estar articulado com o plano de curso e o projeto político-pedagógico. A elaboração de plano de aula deve partir da reflexão mental realizada no planejamento, uma vez que o plano deve conter, em sua estrutura, os elementos necessários a sua execução: dados de identificação, cronograma, objetivos específicos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos, avaliação, referências de anexo.

No plano podemos elencar as atividades que serão realizadas fora do horário escolar, como forma de complementar ou reforçar o conteúdo desenvolvido em sala, que são as tarefas escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com