TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNAIC - 2013

Trabalho Escolar: PNAIC - 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

APROFUNDANDO O TEMA

Registre as principais ideias do texto “Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar?”

A avaliação é o meio mais indicado para regular e adaptar a programação do ensino às necessidades e dificuldades do aluno, a avaliação formativa que avalia todos os conhecimentos que os alunos trazem o que se pretende que eles aprendam e o que ainda precisam aprender. É necessário fazer um diagnóstico para saber que habilidades os alunos apresentam, ou não, para poder intervir e possibilitar uma aprendizagem mais efetiva.

Por meio da avaliação, podemos compreender e registrar o progressivo domínio da compreensão e produção de textos, através de atividades no eixo de leitura, escrita e oralidade e no processo de apropriação do SEA. Nessa perspectiva de avaliação relativa do componente curricular de língua portuguesa, o instrumento mais indicado é o registro das observações sobre as realizações dos alunos durante o processo, porém, mais importante que esse registro é a sua utilização para reorganizar e diversificar as ações que integram a rotina escolar.

Os jogos e as brincadeiras também servem como suporte para a avaliação, no entanto, o professor deve saber que cabe a ele o planejamento, a organização do ambiente e do material e principalmente ter conhecimento de seus alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento.

É importante considerar a adequação do jogo para a faixa etária, para o conhecimento já consolidado e os conceitos que desejamos desenvolver por intermédio dele, o tempo, o papel que os alunos desempenharão e como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado.

Tarefa de casa

Com base na leitura do texto: “O espaço da literatura na sala de aula”, registre as principais ideias do texto e responda:

O que você pensa sobre o ensino e aprendizagem de literatura nos dias de hoje?

Principais ideias do texto

 A literatura e a escola são indissociáveis, desde os primórdios da educação é possível conferir a prática de leitura entre os alunos, mesmo nas mais antigas civilizações.

 A literatura era base formadora do conhecimento da leitura e da escrita e era o eixo norteador da aquisição desta prática diretamente associada ao conhecimento cultural que a literatura proporcionava, fazendo dos alunos conhecedores da cultura do passado e presente.

 A tradição escolar com a presença da literatura na escola foi substituída pela formação técnica deixando de lado a formação humanista proporcionada por ela. E assim reduziu-se a literatura por fragmentos deixando a prática de leitura completa de obras pra fragmentos sem significado para realização isolada de atividades de gramática, e substituindo textos literários por outros portadores de textos como jornais, receitas, folhetos propagandas, etc.

 Ter consciência de que a literatura deixou de ter sua função na sala de aula não é suficiente, é preciso que o professor saiba que a literatura ensinada adequadamente tem papel fundamental na formação cidadã.

 No item espaço do texto defende-se a ideia de que o aluno seja favorecido com a oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com