TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNAIC

Artigo: PNAIC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE EXTRA CLASSE PNAIC

A atividade extraclasse proposta elaboração de uma questão sobre o texto "AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO EIXO DA REFLEXÃO"

(páginas 97-108) de Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais.

As autoras comentam que a aprendizagem faz parte da vida, ou seja, não é uma prática exclusivamente escolar; definem o papel da avaliação na escola, traçando, para isso uma análise bastante esclarecedora; em seguida, tecem considerações sobre a estreita relação que há entre avaliação, a aprendizagem e a organização curricular, comentando importantes aspectos da avaliação para os processos de letramento e alfabetização. Desta forma é preciso repensar continuamente a prática pedagógica: O que ensinar? Como ensinar? O que avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?

Diante disto, faz-se necessário lançar a seguinte questão: Qual é papel da avaliação na escola?

A partir do texto, observamos, , uma tendência a valorizar uma avaliação mais formativa. Nessa perspectiva, a avaliação é pensada como estratégia para regular e adaptar a prática pedagógica às necessidades dos alunos, mais do que propriamente medir os seus resultados finais. Precisamos, então, reconhecer que: avaliamos em diferentes momentos, com diferentes finalidades. Avaliamos para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e trabalhar a partir deles; avaliamos para conhecer as dificuldades dos alunos e, assim, planejar atividades adequadas para ajudá-los a superá-las; avaliamos para verificar se eles aprenderam o que nós já ensinamos e, assim, decidir se precisamos retomar os conceitos trabalhados naquele momento; avaliamos para verificar se os alunos estão em condições de progredir para um nível escolar mais avançado; avaliamos para verificar se nossas estratégias de ensino estão dando certo ou se precisamos modificá-las.

Em uma perspectiva formativa de avaliação, é papel de a escola ensinar, favorecendo, por meio de diferentes estratégias, oportunidades de aprendizagem, e avaliar se tais estratégias estão de fato sendo adequadas. Assim, aluno, professor, escola e família são avaliados (o aluno: se está se engajando no processo; o professor: se está adotando boas estratégias, se utiliza recursos didáticos adequados, se mantém boa relação com os alunos, se está adotando formas de avaliação coerentes com a proposta pedagógica da escola; a escola: se dispõe de espaço adequado, se administra adequadamente os conflitos, se dá apoio ao professor para resolver os problemas de ensino e de aprendizagem, se oferece oportunidades para os professores discutirem sobre as dificuldades; a família: se garante a frequência escolar dos alunos, se incentiva os alunos a participar das atividades escolares; dentre outras dimensões) e os resultados são repensados globalmente, de modo a envolver toda a comunidade na decisão sobre o que fazer para que a aprendizagem ocorra.

(página 101)

A partir de uma concepção de que devemos assegurar a todos a possibilidade de aprendizagem e de que a escola não deve se ater apenas aos aspectos cognitivos do desenvolvimento, veremos que a reprovação tem impactos negativos, pois provoca, muitas vezes, a evasão escolar e a baixa autoestima, o que dificulta o próprio processo de aprendizagem posterior.

(página 102)

Empregando instrumentos variados, as práticas avaliativas mais defendidas atualmente compartilham esse ponto: o registro escrito de informações mais qualitativas sobre o que as crianças e os adolescentes estão aprendendo. As formas de registro qualitativo escrito permitem que:

• os professores comparem os saberes alcançados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com