TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açoes Para Fracasso Escolar Pnaic

Trabalho Universitário: Açoes Para Fracasso Escolar Pnaic. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO NO PACTO

O Município de São Pedro do Iguaçu teve início na década de 60, e está localizado na região Oeste do Estado, e atualmente conta com uma população estimada de 6,540 habitantes.

Na área educacional, o Município atende cerca de quatrocentos e cinquenta (450) alunos nas três escolas do município, sendo que duzentos e cinqüenta e sete (257), faz parte do Ciclo de Alfabetização. O Município contempla também com vários programas sociais, tendo como objetivo promover o incentivo para a melhoria de rendimento escolar, consequentemente o desenvolvimento social, afetivo, emocional e cognitivo de crianças e jovens nos diversos grupos de convívio.

Objetivos didáticos do relato

• Refletir criticamente a respeito da prática durante o andamento da formação;

• Desenvolver conteúdos derivados do cotidiano do educando, utilizando situações que apareçam em sala de aula, discutindo e informando através da interdisciplinaridade;

• Resgatar a unidade do saber e do fazer através de uma prática interdisciplinar que percorra um caminho oposto à fragmentação do conhecimento;

• Proporcionar condições favoráveis para a construção consciente de alfabetização e letramento;

• Favorecer a aprendizagem coletiva, de trocas de experiências, evidenciando a pertinência de estratégias formativas que favoreçam a interação entre os pares.

Discrição das atividades desenvolvidas na formação do Pacto

Tendo como proposta de organização da formação de professores no âmbito do Pacto que contempla os princípios discutidos neste relato, concretizados em variadas estratégias de formação, e tendo como objetivo central criar condições para que as crianças estejam alfabetizadas até os 08 anos de idade, tiveram-se como base os estudos dos cadernos de formação, onde se contemplavam a importância do currículo de formação para que se tenha clareza quanto aos direito de aprendizagem das crianças, e de buscar uma progressão de ensino e de aprendizagem ao longo dos três anos iniciais e o monitoramento das aprendizagens em relação aos eixos da Língua Português em uma perspectiva interdisciplinar.

Nesse sentido, desenvolveu-se atividades que contemplassem todas as áreas do conhecimento, em relação ao desenvolvimento de práticas de alfabetização baseada na inclusão e no respeito a heterogeneidade fez-se necessário uma avaliação diagnóstico de cada turma, onde os professores desenvolveram atividades a partir de gêneros textuais que contemplassem a cada estilo de aprendizado.

Para isso confeccionaram vários jogos para o trabalho de leitura e escrita em diferentes níveis de aprendizagem.

Aprofundando os estudos e dando continuidade a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização, organizou-se uma rotina para o trabalho de alfabetização e letramento, onde contemplavam atividades permanentes e de rotina com os momentos de leitura, escrita, produções, jogos e brincadeiras.

No que se referem às unidades três, os alfabetizadores planejaram uma sequência didática envolvendo ortografia, produção e jogos para enfatizar o sistema de escrita e a grafia de palavras. Dando continuidade do relato, nas unidades quatro, cinco e seis, onde ressaltava a importância da ludicidade, do brincar e de um planejamento integrando diferentes áreas do conhecimento no ciclo de alfabetização, e a discussão sobre os diversos gêneros textuais foram planejados planos de aula e sequência didática, onde contemplavam o ato de contar histórias,dramatizações, confecção de dobraduras, situações lúdica e brincadeiras, destacando também a confecção de jogos para o trabalho de leitura , escrita, matemática e integrando as demais áreas do conhecimento.

Dando ênfase ao resgate as brincadeiras, os educadores desenvolveram um projeto recreio dirigido com o objetivo de transformar este horário em momentos de socialização, alegria, trabalhar limites, regras e valorizar a convivência entre os alunos, o respeito deles para com outras pessoas, assim proporcionando atividades prazerosas que contribuam com desenvolvimento de todos, na formação e principalmente na construção de cidadania com o resgate das brincadeiras e brinquedos antigos.

Realizou-se também a partir dos materiais fornecido pelo programa, um projeto de incentiva a leitura onde cada professor confeccionou seu material como;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com