TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.SÍNTESE REFLEXIVA...................................................................................... 3

2. PROJETO DE ENSINO .................................................................................. 4

2.1- PLANO DE AULA – NATUREZA E SOCIEDADE......................................... 4

2.2- PLANO DE AULA – ARTE E MÚSICA...........................................................5

2.3- PLANO DE AULA – LINGUAGEM ORAL/ESCRITA..................................... 6

2.4- PLANO DE AULA – MATEMÁTICA ..............................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................... 8

4. REFERÊNCIAS .............................................................................................. 9

1 SÍNTESE REFLEXIVA

Notamos que cada criança aprende de acordo com o seu meio, onde podem existir diferentes estilos de aprendizagem, isso pode ocorrer de criança para criança, pois a bagagem cultural que cada uma traz consigo, deve ser explorada na promoção do desenvolvimento integral, sendo assim, os conhecimentos prévios que elas trazem de casa podem ser muito valiosos e construtivos.

É através da música onde inicia o desenvolvimento da criança, na sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, a socialização, afetividade e movimentos corporais. Além de ser um meio onde podemos expressar ideias e sentimentos.

Na matemática é o canal onde podemos nortear noções de espaço, figuras geométricas, medidas e outros. É através de brincadeiras e jogos que estimulamos o desenvolvimento das noções matemáticas. Onde devemos oportunizar situações prazerosas e desafiadoras para que a criança possa desenvolver suas habilidades com conteúdo significativo.

Com as atividades artísticas, quando usada de forma adequada, é um grande meio de explorar as experiências vivenciadas, sentimentos e emoções. Reforçando também sua autonomia e identidade. As atividades lúdicas quando trabalhadas na educação infantil de forma correta, possibilita grandes benefícios no seu desenvolvimento e aprendizagem. Para facilitar essas aprendizagens, deve ser trabalhadas recursos visuais, paladar e olfato.

Já na literatura, deve ser prazerosa e significativa. É por meio da dela que leva a criança a entrar no mundo da imaginação, e com isso, a construção do conhecimento e da aprendizagem.

Para um melhor desenvolvimento de trabalho, o professor é preciso torna-se interdisciplinar, com essa abordagem, deve se relacionar com as questões curriculares um contexto mais amplo, que abrange vários setores da vida em sociedade.

A história “As tranças de Bintou” que narra e ilustra uma menina que vive na África. Ela sonha em ter tranças longas e enfeitadas de pedras coloridas, como as da sua irmã mais velha e também outras mulheres da aldeia. Ao longo da história deparamos com os costumes e tradições daquele povo.

Com essa história nos permite uma abordagem interdisciplinar sobre diversos aspectos e fases dos componentes da identidade das crianças em relação entre outras culturas e povos. Nessa história existem elementos que podem ser aproveitados para trabalhar a questão da interdisciplinar em diferentes áreas de conhecimentos. Como no batizado do irmão de Bintou, onde havia uma variedade do cardápio, onde podemos trabalhar a questão descrita no texto dando sentido as experiências com olfato e paladar fortalecendo assim as lembranças de conceitos.

A ilustração da história também é utilizada com cores fortes, onde podem ser aproveitadas nas aulas de artes visuais, abusando da criatividade e imaginação com desenhos coloridos relacionados com a história. Pode ainda, introduzir canções típicas de origens africanas. Já com a arte arsênica, as crianças podem entrar na historia e criarem através da dramatização a sua própria versão da historia e apresentá-la aos seu coleguinhas. Assim trabalharia a dramatização, cooperativismo e o relacionamento interpessoal.

Com o ponto de partida com a história “As tranças de Bintou”, o professor iniciaria um trabalho de interdisciplinar com as crianças. E para melhor relacionar os dois textos serão descrias atividades em diferentes disciplinas partindo do mesmo tema e que poderão ser trabalhadas ao longo de uma semana em turmas de educação infantil com idade entre 04 e 06 anos.

PLANO DE AULA -01

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdos / Tema: Seres Vivos

Objetivos:

• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e os animais;

• Conhecer o habitat natural desses animais;

• Exercitar o raciocínio lógico.

Ao final dessa aula espero que o aluno saiba: o nome de alguns animais e distingui o lugar que vivem.

Procedimentos Metodológicos: após as crianças assistirem o vídeo da historia das tranças de Bintou, para chegar até os seres vivos, a professora pode começar fazendo perguntas tais como: “Como é o lugar onde morava a Bintou?” “O que tem nesse lugar?” “Tem casas?” “Tem bichos?” “Quais?”

Com certeza nesse momento, as crianças responderão com criatividade nomes de vários animais, a professora deverá ter em mãos um cartaz onde poderá anotar os nomes dos animais e mais tarde colar figuras respectivas dos animais citados. Também ter em mãos outras figuras de animais e questionando-as sobre o nome desses animais e onde eles vivem. Para cada animal que a professora tiver anotado, deverá perguntar onde ele vive. ”Onde que o peixinho mora?” “E o passarinho, onde ele faz ninho?”e outras. Ao término dessa aula a professora poderá fazer um painel colando as figuras esses animais nos seus receptivos lugares. Assim será trabalhado o habitat de cada um.

Avaliação: Será de forma oral. Com as perguntas feitas da professora, ela deverá ficar atenta para que todos os alunos participem. Avaliando assim, as respostas dadas pelos alunos sobre os animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com