TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO NORDESTE DANADO DE BOM

Casos: PROJETO DE INTERVENÇÃO NORDESTE DANADO DE BOM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 8

Sugestões em vermelho. Em rosa deve ser excluído

Apresentação:

O projeto aqui apresentado traz uma proposta que norteará o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realizado nas classes de Educação Infantil, realizado na Creche Santa Tereza, situada na Rua Princesa Isabel, no Bairro Joaquim Romão, cidade de Jequié.

As etapas de regência e co-participação acontecerão no período entre 12 de maio a 09 de junho do ano de 2008.

Torna-se oportuno dizer que nos dias 23,24 e 25 de abril aconteceu o período de observações, etapa imprescindível para subsidiar a proposta, uma vez que esse período nos oportunizou “conhecer” a Creche em seus aspectos físicos e estruturais e os alunos (suas dificuldades e estágios de desenvolvimento). Nessa etapa coletamos dados para elaborar essa proposta de trabalho.

Nessa perspectiva, o “Nordeste, Danado de Bom” traz a proposta de apresentar às crianças a cultura da sua região, tendo como referência o cantor e compositor Luiz Gonzaga “o Rei do Baião” englobando músicas, comidas típicas e costumes nordestinos (festas juninas e brincadeiras). A temática escolhida atendeu às solicitações da coordenação da Creche que pretende trabalhar essa abordagem em função dos festejos juninos.

Justificativa:

O curso de Pedagogia tem como fim pesquisar e refletir a cerca da compreensão do processo de desenvolvimento da criança e da construção do seu conhecimento.

O estágio supervisionado será uma experiência frutífera, pois trataremos de um tema que contribui para uma atuação profissional envolvente, uma vez que possibilita ao estagiário educador a inserção no universo real infantil. E inserir-se nesse universo é descobrir que atrair a atenção da criança é proporcionar a ela elementos que assegurem a conexão do brincar com o conteúdo escolar.

Vale ressaltar que o projeto denominado: “Nordeste, danado de bom”, foi elaborado visando contemplar duas vertentes: Inicialmente denota a necessidade da prática pedagógica para a formação docente do futuro pedagogo, inserindo-os em sua realidade profissional e a segunda, busca a aplicabilidade desse projeto subsidiando a efetiva aliança entre teoria e prática, associando o conhecimento teórico adquirido durante o curso com o fazer pedagógico efetivo.

A execução deste projeto justifica-se pela importância que o mesmo possui para a construção das competências necessárias à nossa formação em Pedagogia no sentido de suscitar conhecimentos com significação, uma vez que aborda um tema contextualizado, ou seja, numa perspectiva cotidiana, real, concreta, que fazem sentido à criança e promovem aprendizagem significativa quando relaciona a vivência social com a escolar.

Assim, quando temos a oportunidade de trabalhar a cultura através da música, dos costumes estes se transformam num valioso instrumento de construção da verdadeira identidade de nosso povo, promovendo a auto estima cabendo o apoio às diversas formas de abordagens (religiosas, culturais, antropológicas, sociológicas, entre outros), pois que necessário se faz a compreensão do homem em sua origem e essência para que ele possa sentir-se como parte integrante da sociedade.

Objetivo geral:

* Promover por meio de atividades significativas que enfatizem a cultura regional, oportunidade para o desenvolvimento dos educandos nos aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos.

Objetivos Específicos:

* Sensibilizar, através da participação, a comunidade escolar para a valorização e resgate da cultura nordestina. (produção de alimentos relacionados à culinária nordestina e junina, participação na Festa Caipira, etc.)

* Estimular o gosto pelas tradições populares.

* Enriquecer o conhecimento dos alunos no que se refere a sua cultura valorizando sua região.

* Estimular a criatividade, explorando e socializando os ritmos e compassos musicais da sua cultura.

* Facilitar a construção e re-significação de valores como solidariedade, respeito mútuo, família, afetividade entre outros.

Referencial Teórico

O trabalho com a educação infantil tem permitido cada vez mais um entendimento mais apurado de vivências quotidianas das crianças, onde é possível, através de um trabalho direcionado para cada nível cognitivo, levando em conta a realidade socioeconômica da criança. Ficou sem sentido

É nesse momento que nos é permitido explorar todo potencial dessas crianças, levando-os a assimilar e re-significar os conteúdos dispostos. Quando uma criança aprende em um menor período de tempo que outra não quer dizer que esta seja menos ou mais capaz que aquela. É que na verdade cada um tem um nível cognitivo e um ritmo a ser respeitado por nós educadores.

Uma grande arma (e também muito poderosa) na educação infantil é a brincadeira. Permitir à criança o brincar, é ajudá-la a utilizar o simbólico é também lhe propiciar ir ao encontro da realidade de forma mais apurada.

Através do brincar a criança externa sentimentos, internaliza questões vivenciais e do dia-a-dia e também aprende seus limites. Pensamos que cada criança tem em seu mundo as suas particularidades que não podem ser expressas por palavras e diálogos, não é possível extrair delas, verbalmente, o que estão sentindo, o que querem da vida ou simplesmente lhes incutir como devem agir ou se comportarem através de palavras e sim de atos reflexos, somos espelhos, e que melhor forma há de ajudá-las a internalizar tudo isso se não através do lúdico, das brincadeiras?

Sabemos de diversos casos, comprovados cientificamente, onde o brincar ajuda até em questões de traumas vivenciados pelas crianças. Claro que é necessário o acompanhamento de um adulto, um direcionamento onde a brincadeira tenha um significado maior que o simples fato de passar o tempo, é preciso que a criança além de divertir-se compreenda, nas entrelinhas, os valores que são passados através do brincar.

Se retomarmos o histórico da creche desde a sua criação, percebemos que seu primeiro intuito é o de “guardar crianças” e essa concepção nos segue até pouco tempo. Hoje, depois de muitos estudos estamos conseguindo reverter esse caráter. A creche de hoje é concebida primeiramente como um espaço pedagógico, onde seu principal objetivo é a formação humana e cidadã deque estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com