TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Monteiro Lobato

Artigo: Paper Monteiro Lobato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

MONTEIRO LOBATO E SUA INFLUENCIA NA LITERATURA

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

PED 0341 – Literatura Infantil

21/05/2014

RESUMO

A literatura infantil foi, e ainda é muito importante para a educação infantil. Jose Renato Monteiro Lobato, um dos principais escritores da literatura infantil, antes de escrever suas obras mundialmente conhecidas, adorava leitura, desenvolveu cedo o amor pela leitura. Lobato tem muita criatividade referente ao mundo da criança, tornou-se um ícone na literatura infantil brasileira e mundial. Monteiro Lobato era um grande homem, que fez do seu cotidiano histórias e histórias fantásticas, com fantasias, lendas e uma pitadinha da realidade das crianças, marcando a literatura infantil.

Palavras-chave: Literatura. Lobato. Infantil.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado como objetivo complementar os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia, relatando a vida de um dos principais escritores infantil, Jose Renato Monteiro Lobato. Conhecido como Monteiro Lobato, nascido em Taubaté interior de São Paulo, Lobato adorava a leitura, antes de escritor era um apreciador da boa leitura. Ele enxergava nos livros uma forma de mudar o mundo.

Lobato escreveu livros de conteúdo adulto conteúdo infantil, suas obras para o público infantil foi um marco na Literatura Infantil brasileira, iniciada no século XIX.

Neste trabalho vamos abordar Monteiro Lobato como grande homem, conhecido como pai da literatura infantil, escritor de que se preocupava com a linguem infantil em suas obras.

2 JOSÉ RENATO MONTEIRO LOBATO

Jose Renato Monteiro Lobato, conhecido como Monteiro Lobato, nascido em Taubaté interior de São Paulo, formado em direito, casou-se em 1908. Nesta época, trabalhava como promotor, desenvolveu cedo o amor pela leitura, entrando no meio no universo das letras e palavras, por meio de escritas de jornais estudantis.

Em 1920, Lobato escreve sua primeira história infantil, o livro A Menina do Narizinho Arrebitado, deixando assim aos poucos o universo adulto e começando a se dedicar cada vez mais ao universo infantil. Esta história traz uma menina que morava e um sitio, chamado Pica-Pau Amarelo.

Esse era Monteiro Lobato. Um amante da boa leitura e extraordinário criador de histórias. O universo infantil foi pensado e corroborado por Lobato a cada frase, a cada diálogo, a cada história contada por meio de suas histórias. (COSTA 2010, p.121)

Lobato adorava a leitura, era um leitor frequente e aplicado. Com isso, em suas obras, criou grande preocupação com o leitor e ao escrevê-las seus textos era preocupado com a educação, ele ensinava brincando.

Lobato escrevia para adultos e crianças, suas obras para o público infantil iniciaram-se no século XIX, foi um marco na Literatura Infantil brasileira, Segundo Lobato, a visão da criança é baseada em três aspectos básicos: vocabulário, estilo e linguagem. Nos textos se preocupava com o desenvolvimento da criança, apresentando uma simplicidade vocabular, clara e transparente.

Antecipado a recepção de livros, Lobato representa e “inventa” em suas narrativas o leitor em plena atividade de leitura ou exercendo os poderes facultados pela leitura. Já a fama de suas personagens, conhecidas e reconhecidas pelos leitores, extrapola os limites territoriais, e os livros de sua lavra são lidos por crianças e por adultos, independente da nacionalidade e do espaço geográfico (DEDUS 2004, p.151).

Em 1934, Monteiro Lobato, publica a continuação da história o Sitio do Pica-Pau Amarelo em “As Reinações de Narizinho”, abaixo segue um trecho do livro. (LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. 52. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.)

Numa casinha branca, lá no sitio do pica pau amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

- Que triste viver assim tão sozinha neste deserto...

Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia das mais encantadoras das netas-Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.

Lobato tem respeito, e muita criatividade referente ao mundo da criança, tornou-se um ícone na literatura infantil brasileira e mundial. Era um escritor notável e bastante conhecido entre as crianças, suas histórias contem linguagem simples e objetiva, sendo que a fantasia e a realidade andam juntas.

Podemos dizer que Monteiro Lobato é o pai da Literatura Infantil, com suas obras o Sítio do Pica-Pau Amarelo e mais algumas de suas obras: O Saci, O poço de Visconde, Emília no País da Gramatica, O pó de Pirlimpimpim, entre muitos outro.

Antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com