TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcn´s Questoes

Trabalho Universitário: Pcn´s Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo dirigido dos PCNs- 5º ao 9º ANO

Primeira parte

Questão 1:

A nova realidade social, caracterizada principalmente pela “modernização” fez com que os métodos tradicionais de ensino fracassassem em suas funções, tendo-se a necessidade de uma reformulação no ensino de Língua Portuguesa.

Questão 2:

O eixo das discussões para a melhoria da qualidade do ensino no país focou-se no domínio da leitura e da escrita pelos alunos. Naquela época (anos 70), os níveis de repetência eram bastante altos nas primeiras séries do ensino fundamental (havia a dificuldade de alfabetizar) e na quinta série(por não se obter êxito ao levar aos alunos o uso correto dos padrões da linguagem escrita, o que era primordial para que eles avançassem.

Questão 3:

As mudanças no ensino de Língua Portuguesa começaram a acontecer no final da década de 60 e início da década 70. Apesar dessas mudanças se restringirem apenas aos setores médios da sociedade, já se considerava valorizar a criatividade enquanto fator para a efetividade da comunicação e expressão do aluno. Porém, a nova concepção do ensino de Língua Portuguesa se deu uma década mais tarde, nos anos 80, quando se desenvolveram estudos linguísticos independentes de tradição normativa e filológica. Esses estudos possibilitaram avanços na área da educação e na psicologia da aprendizagem (com ênfase no que diz respeito a aquisição da escrita). Este novo quadro de ensino de língua materna possibilitou reflexões sobre a finalidade e os conteúdos de Língua Portuguesa trabalhados em sala de aula.

Questão 4:

Dentre as principais críticas ao ensino da Língua Portuguesa nas décadas passadas está a excessiva valorização da gramática normativa o que, consequentemente, afeta as formas de oralidade que deve ser fator primordial na busca da qualidade de ensino de Língua Portuguesa. Ainda sobre as críticas, destacam-se a excessiva escolarização das atividades de leitura e de produção de texto e a apresentação de uma teoria gramatical inconsistente, uma espécie de gramática tradicional mitigada e facilitada. Nesse sentido, surge a necessidade de se criar um conjunto de teses que possam ser incorporadas por instâncias públicas oficiais. Essas teses representaram um avanço, pois desencadeou uma revisão das práticas de ensino da Língua.

Questão 5:

Além de significar o mundo e a sociedade, pois é um sistema de signos específicos, também pretende formar leitores e usuários competentes da escrita, fazer com que as pessoas possam dominar com clareza a leitura e a escrita, o domínio estabelece condições de possibilidades de plena participação social.

Questão 6:

Transformar os conteúdos adquiridos em conhecimentos próprios, sabendo repassá-los no processo de ensino escolar. O ensino da Língua Portuguesa deve se dar a partir das práticas de uso da linguagem para que sejam compreendidas no meio histórico, nas necessidades de análise e na sistematização dos conhecimentos linguísticos. É necessário desenvolver o uso da língua escrita e oral, com a reflexão sobre língua e linguagem, e praticar escuta de leituras de textos e as práticas de produção de textos orais e escritos, trazendo a prática de análises linguísticas.

Segunda parte

Questão 1:

Os PCNs recomendam que o professor tenha um papel de mediador quanto ao trabalho com os alunos adolescentes no ensino fundamental, pois será através da interlocução que o aluno levará em consideração o dizer do outro, e ainda fará com que este possa refletir sobre suas próprias ideias, nesse sentido o professor poderá notar um espaço de reflexões e ainda enxergar as capacidades cognitivas de cada aluno.

Questão 2:

Na produção de textos orais, objetiva-se que o aluno busque através da escrita planejar a sua fala considerando a variedade linguística adequada. Após este planejamento, espera-se que o aluno obtenha uma percepção a respeito do seu desempenho oral, adequando-se ao propósito discursivo e aos interlocutores, levando em conta a valorização dentro da produção de textos a recursos de linguagem do meio em que vivem. É importante ressaltar que o aluno considere que os efeitos de sentido que podem ser provocados pelo uso de elementos não-verbais. Já na produção de textos escritos, espera-se do aluno a produção detalhada da arquitetura interna dos diferentes tipos de textos, e que este aluno saiba aplicar seus conhecimentos gramaticais e ilustrativos, adequando-as à de construção do texto. Espera-se que o aluno posicione-se criticamente em relação ao seu texto, sabendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com