TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Dissertações: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

Permitir que as crianças freqüentem o ambiente escolar desde cedo é a melhor forma de oferecer a elas um futuro melhor.Pois estão em contato com crianças da mesma faixa etária onde aprendem a brincar desenvolver a linguagem oral, a arte,a leitura e a escrita descobrindo sua identidade e conquistando sua autonomia mais, ao mesmo tempo sendo observado e conduzido por um adulto que lhe ensinará também as regras e os horários planejados para cada atividade desenvolvida.Para que o professor possa ensinar e dar conta do conteúdo que lhe é proposto para os alunos que a escola lhe confiou é necessário que haja um bom planejamento pois isso facilitará muito no desenvolvimento de suas atividades e o auxiliará a todo momento para que o mesmo não fuja totalmente daquilo que é sua obrigação ensinar, cuidar e educar.

“Zona de desenvolvimento proximal é a distancia entre as praticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. È no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências, portanto não basta determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho”.(Lev Vygotsky 1896-1934).

Infelizmente nos deparamos com situações onde alguns professores por comodismo apenas ensinam o que está no planejamento e deixam muito a desejar já que o planejamento serve para facilitar, orientar o professor nos conteúdos a serem ensinados, porém o mesmo deve ser flexível para acrescentar coisas novas e deixar de lado algo que se julgue já ultrapassado, pois estamos num mundo globalizado onde as coisas mudam a cada instante. O planejar e o avaliar caminham juntos, pois um completa o outro e planejando pode se avaliar melhor e observar os resultados alcançados analisando se o conteúdo aplicado esta tendo boa aceitação e trazendo bons resultados. Por isso vemos a real necessidade de estarmos inovando, fazendo leituras constantemente, participando de cursos de capacitação, de palestras voltadas para a área educacional para que não venhamos a ser surpreendido pelos nossos alunos com perguntas que não possamos responder de forma correta e satisfatória aos mesmos.

Atualmente muito se discute sobre a infância, pois a cada dia nossas crianças estão se desenvolvendo de forma muito rápida a ponto de que já podemos encontrar crianças com mais habilidades que os pais e que o próprio professor no que diz respeito ao mundo das tecnologias. Historicamente, o papel da criança sempre foi definido pelas expectativas dos adultos e só depois de um tempo começou-se a observar e aceitar que as crianças possuem necessidades próprias e que devem ser consideradas e respeitadas pelos adultos.

Embora o lúdico seja uma atividade livre e espontânea, ela não é natural, mas uma criação da cultura. O aprendizado se dá por meio das interações e do convívio com os outros por isso, a importância de prever muito tempo e espaço para elas. Uma das primeiras brincadeiras do bebê é imitar os adultos: ele observa e reproduz gestos e caretas no mesmo momento em que acontecem. Com cerca de dois anos, continua repetindo o que vê e também os gestos que guarda na memória de situações anteriores, tentando encaixá-los no contexto que acham adequados

“Escolas e educadores devem perceber que alunos comuns têm capacidades e talentos fantásticos”. (Andreas Schleicher,Revista nova escola).

Temos o privilegio de viver numa era onde temos acesso a informação, a tecnologia e principalmente a leitura e a escrita mais o que se percebe é que apesar de toda a facilidade para encontrar material de leitura ainda existem muitas pessoas que não aderiram como habito a leitura. A leitura é algo muito importante, pois trazem conhecimento sobre determinados assuntos e também permitem “viajar” em pensamentos fazendo a imaginação e a criatividade se desenvolverem cada vez mais.Criar momentos para que os alunos pensem sobre a peculiaridade da língua escrita é uma das principais tarefas do alfabetizador. Mesmo sem saber ler convencionalmente, as crianças devem ser desafiadas a tentar. Quando desafiadas as crianças muita das vezes se sentem na obrigação de aprender a ler para que possam exibir com orgulho o que aprenderam aos pais ou ainda para mostrarem ao coleguinha que ele já sabe ler.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »