TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de campo da biblioteca de brinquedos na cidade de Kverensiya

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa de campo da biblioteca de brinquedos na cidade de Kverensiya. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivos aprimorar conhecimentos sobre brinquedoteca no município de Querencia. Para a elaboração do trabalho realizamos uma pesquisa de campo em nossos centros de educação infantil e escolas municipais e estaduais no município.

Descobrimos que aqui no município de não há nenhuma em uma das escolas estaduais onde as crianças do ensino fundamental frequentam em dias chuvosos.

Todos nos sabemos que é muito importante o brincar para as crianças, quando estão brincando ao mesmo tempo estão aprendendo, por isso nessa pesquisa descobrimos que apesar de não termos uma brinquedoteca em todos os centros educativos, os nossos professores criam espaços dentro da sala de aula mesmo onde as crianças tem o direito de brincar e jogar proporcionando assim momentos de diversas sensações e emoções na qual as crianças gostam muito. mas conversando com as professoras dessas instituições que apesar de não ter um lugar adequado para as crianças brincar como uma brinquedoteca, elas fazem um momento dentro da sala de aula mesmo onde todas as crianças brincam e se divertem muito com brincadeiras variadas e jogos educativos. Isso faz com que as crianças soltem suas emoções tendo em sua frente um conjunto de brinquedos e brinca como quiser.

Com nossa pesquisa percebemos a importância da brinquedoteca na educação, possui diferentes propósitos e características durante o ato educacional envolvendo o espaço lúdico e a criança. É considerado um lugar de estímulos para um brincadeira livre da criança, mas esse lugar deve ser organizado e orientado por um adulto que observa como a criança brinca com os brinquedos estando sozinha ou com os demais colegas.

, brinquedoteca escolar é:

um espaço que busca levar a criança a se expressar, a imaginar, a representar, a imitar, a competir, a criar, etc., tudo isso permeado pela liberdade característica principal da ação lúdica.

Em nosso município podemos sentir interesses do poder publico com a educação . Mesmo sabendo a importância de investir na área da educação, pouco se faz a respeito, se investe em material didático, e alguns cursos para professores, merenda e algum tipo de tratamento dentário para os alunos. A sociedade se sente realizada com essa situação, mesmo sabendo que podemos mais, acomoda se e não se investe mais em relação á educação de nossas crianças.

Não podemos deixar de relatar que já tivemos muitos melhoramos muito e temos um grande avanços em relação à forma de como estamos educando nossas crianças. Na educação Infantil onde uma vez só se cuidava, agora aproveitamos para ensinar enquanto se cuida, não somente atendendo as necessidades físicas das crianças e bebês, mas sim atendendo essas necessidades com propostas pedagógicas, sendo que esse cuidado envolve afetividade e aspectos biológicos como saúde e alimentação.

A criança tem a necessidade básica de brincar, e tem por direito e está regulamentado perante lei no estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. O brincar faz com a criança se torne mais carma, durante o faz de conta sua imaginação a leva para diversos lugares, estimulando sua concentração e curiosidade de como são as coisas. As crianças precisam gastar suas energias, viver o real e o imaginário, imitar e se divertir com outras crianças, deixando transparecer seus sonhos e seus medos.

O avanço tecnológico tem prejudicado o convívio das crianças com outras criança se o convívio das crianças com os adultos. Sendo que o mesmo é importante para o desenvolvimento saudável das crianças, suas capacidades infantis, preparando as para que se tornarem adultos felizes e responsáveis.

Também através de nossos estudos percebemos que a brinquedoteca é uma alternativa para suprir a necessidade do brincar infantil. Não muito conhecido e nem divulgado, mas é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, num ambiente lúdico, com acesso a diversos brinquedos, onde desenvolverá a cooperação com outras crianças, com brincadeiras dirigidas ou espontâneas.

A criança que que te cotato em um espaço lúdico desenvolve com mais facilidade, o raciocínio lógico e afetivo, o conhecimento a criatividade ao soltar a imaginação. Brincando a criança aprende a se comunicar, aprende a conviver em sociedade, a ceder e esperar a vez. Aprende e segue regras, desenvolve a racionalidade ao pensar. Também se torna um adolescente saudável e um adulto responsável, já que desde a infância foi criada em um ambiente com medidas socialmente aceitável.

A falta que um espaço lúdico adequado faz, é indescritível, pois, desse modo à criança não cresce com a mesma segurança de que, suas ações tem uma consequência, podendo ela ser boa ou ruim, conforme a escolha feita.

Toda criança gosta de brincar e, brincando automaticamente, aprende. Desenvolvendo assim a ação sobre os objetos. E sua observação da reação dos objetos, é importante em todas as atividades que envolvem conhecimento, são vários os jogos e brincadeiras que estimulam o interesse da criança em se expressar.

As brincadeiras são diversas, em grupos ou individuais e a professora, ou pessoa responsável pelo ambiente, está ali não para interferir nas brincadeiras das crianças, mas para mediar um possível conflito por algum brinquedo, e ou participar, se lhe é solicitada, a participação na brincadeira, desde que brinque da maneira que as crianças estão brincando e pelas regras delas. A disputa pelo mesmo brinquedo é normal entre as crianças, assim como entre os adultos ocorrem disputas e concorrências. Porém, cabe ao mediador propor uma resolução ao conflito, explicando que o brinquedo é de todos e desafiando as crianças envolvidas a se entenderem da melhor forma possível. Com certeza é um exemplo de que, no futuro, quando forem adultos, terão de enfrentar situações onde haverá conflitos, que de alguma forma o ato de brincar está capacitando.

Defender o brincar na escola não significa negligenciar a responsabilidade do ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. É preciso equilibrar o brincar, o ensinar e o aprender, para que os objetivos pedagógicos da escola e do professor, com as características essenciais da atividade lúdica e necessidades dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com