TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de lubrificação industrial sobre graxas lubrificantes e aditivos

Por:   •  7/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa de lubrificação industrial sobre graxas lubrificantes e aditivos

1) Defina graxas lubrificantes

As graxas lubrificantes nada mais são do que óleos lubrificantes com a adição de um espessante, que é formado pela neutralização de um ácido graxo ou pela saponificação de uma gordura por um metal. O metal empregado dará seu nome à graxa.

2) Como é o processo de fabricação das graxas?

Existem dois tipos de processos de fabricação das graxas, dissolvendo o sabão ( espessante ) já formado no óleo ou formar o sabão em presença do óleo, logo após a fabricação a graxa passa por filtros de malhas ultra finas sendo então envasilhada, esse processo se dá para que não permaneçam na graxa partículas de sabão que não foram dissolvidas.

3) Qual a classificação das graxas lubrificantes?

A classificação das graxas se de acordo com o sabão metálico utilizado na fabricação, alguns exemplos são: graxas de sabão lítio, graxas de cálcio, graxas de complexos de cálcio e graxa de bases mistas, graxas de argila, graxas betuminosas e graxas de alumínio e bário etc (menos utilizadas).

4) Quais são as principais vantagens do uso das graxas?

Melhor vedação do que os óleos lubrificantes, maior economia dependendo da situação, por exemplo onde o óleo vai escorrer e ter maior adesividade.

5) Quais são as desvantagens?

Os óleos dissipam melhor o calor, resistem melhor a oxidação e lubrificam melhor em altas velocidades.

6) O que são aditivos para óleos lubrificantes?

São substâncias que tem o propósito de melhorar ou acrescentar qualidades aos óleos minerais puros, existindo assim vários tipos de aditivos para cada situação.

7) Quais são os principais aditivos?

Antioxidante, anticorrosivo, antiferrugem, extrema pressão, antidesgaste, abaixador de ponto de fluidez, detergente-dispersante e aumentador do índice de viscosidade.

8) Fale um pouco sobre os aditivos anticorrosivos

Os aditivos anticorrosivos são usados principalmente em motores de combustão interna, turbinas, motores elétricos, sistemas hidráulicos e etc. Eles têm como finalidade neutralizar os ácidos orgânicos formados pela oxidação do óleo e proteger as partes metálicas da corrosão.

9) Fale um pouco sobre os aditivos de extrema pressão.

Os aditivos de extrema pressão são utilizados em óleos para transmissões automotivas, mancais e engrenagens industriais que trabalham com excesso de carga e óleos de corte. Tem como finalidade lubrificar quando a película é mínima. Quase todos os aditivos de extrema pressão são compostos químicos que contêm enxofre, fósforo, cloro e chumbo.

10) Quais são os principais aditivos para graxas lubrificantes

Extrema pressão, adesividade, antioxidantes, anticorrosivos e antiferrugem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com