TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

FAIXA ETÁRIA

1° Ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS

Praticar a linguagem oral e escrita

Desenvolver a criatividade

Reconhecer diferenças e semelhanças nas ações

Desenvolver a noção de tempo (antes\depois) e espaço (direção\lateralidade)

Desenvolver a coordenação motora

Conhecer, reproduzir e criar histórias em quadrinhos.

Ouvir e falar

MATERIAIS

Gibis

Folha de sulfite

Lápis de cor

DESENVOLVIMENTO

1°ATIVIDADE

Ouvindo e pensando

Inicie a aula relatando um de seus dias inesquecíveis e o que fez de interessante nesse dia. Logo após peça para as crianças fecharem os olhos e ficarem bem quietinhas para pensar em um dia que mais gostaram de viver.

2° ATIVIDADE

Contando histórias

Organizem as crianças em roda, comece a aula com uma roda de conversa explorando as histórias em quadrinhos quem e o autor?Quem e a editora? As imagens que aparecem, grafismos e cores e dentre outras curiosidade, depois faça uma votação na sala de aula para ver qual e a história que eles querem ouvir, em seguida leia a história para as crianças importante que cada criança tenha uma copia em mãos para ir acompanhando a leitura.

3° ATIVIDADE

Estudando os gibis

Distribua para duplas ou trio,e ajude as crianças observar a narrativa visual:o roteiro,os desenhos,o formato e o significado dos balões e a arte final,mostrando que todos esses elementos devem contribuir para que o leitor entenda a história.

Incentive as crianças a reparar como as histórias em quadrinhos são coloridas e movimentadas e que a maioria dos textos das histórias fica dentro de balões. Observe com elas como se escreve dentro de balões, as ilustrações. Mostre que os balões ajudam a contar a história, demonstrando o tipo de sentimento (alegria, raiva, tristeza, dor, amor, etc.) envolvido nas falas dos personagens.

4°ATIVIDADE

Aplicação e Registro (Pequenos escritores)

Distribua uma folha de sulfite para cada criança orientando a seguir os passos dobrá-la e marcá-la várias vezes para formar campos nos quais contarão a própria história em quadrinho, representando um dia inesquecível por meio de desenho. As crianças deverão numerar os quadros, dando sequencias aos acontecimentos representados. Ajude-as a cuidar de toda a produção, desde o texto até as ilustrações, passando pela capa e contracapa. Peça para todos darem um título para a história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com