TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

FREUD E A EDUCAÇÃO

Amanda de Carvalho Maia OLIVEIRA1

RESUMO

O intuito deste trabalho é apresentar aos educadores uma concepção freudiana do desenvolvimento infantil, isto é, o que faz com que uma criança aprenda. O motivo pelo qual um neófito questiona tanto, o que ele deseja em sua busca. Freud investiga o surgimento das preocupações que a criança possui; e para ele as primeiras investigações são sexuais e servem como meio de situar a criança no mundo. Além disso, defende que as dúvidas das crianças estão ligadas às relações paternas. Suas análises percorrem da angústia da castração ao complexo de Édipo. No que concerne à educação, pode-se comparar a transferência que ocorre no sonho com a que ocorre em relação ao analista e ao professor. Essa transferência acontece no inconsciente, e isto faz com que o aluno não possa saber dela, e menos ainda saber como ela se realiza singularmente. É uma situação muito complicada esta que envolve docente-discente. A partir disso, é proposta uma educação não repressora, e sem que o docente renuncie a si mesmo. Pois assim, haverá uma contribuição à formação pessoal do neófito.

Palavras-Chave: Freud. Educação. Inconsciente. Transferência.

Freud não publicou nada relacionado ao tema da aprendizagem; suas preocupações estavam voltadas aos problemas clínicos e não a questões especificadamente de educação. Seu principal objetivo era o de tratar as neuroses que afetavam as pessoas, mas após muitos trabalhos descobriu que podia apenas amenizá-las, livrando o indivíduo dos sintomas. Anna Freud tentou mostrar aos educadores uma concepção de como Freud tratava o desenvolvimento da criança e por isso focou o viés da aprendizagem, ou seja, o que possibilita o aprendizado de uma criança. O que faz com que alguém seja um desejador do saber? Por que uma criança questiona tanto, ou seja, o que ela deseja em sua busca?

Freud investiga o surgimento das preocupações que a criança possui. Para ele há um momento de determinação na vida dos homens: é o momento da descoberta da diferença sexual anatômica. A partir disto, as crianças descobrem que meninos são providos de pênis e

1 3º ano de Licenciatura em Filosofia. Membro do Núcleo de Ensino 2007/2008. Dr. Vandeí P. da Silva e Dr. Sílvio José Benelli. am_filo@yahoo.com.br. UNESP – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – 17525-900 – Marília/SP.

Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.2, p. 239-248, 2008

240

as meninas não o são. Isto não quer dizer que os meninos e as meninas nunca observaram que eram diferentes, pois ambos já teriam tido a oportunidade de fazer esta constatação. Os meninos poderiam ter imaginado até então que um dia o pênis cresceria também nas meninas. A descoberta concerne na interpretação de que alguma coisa falta. Ela provoca uma certa angústia que é ligada a uma nova compreensão da perda. A nova interpretação do fato é que angustia. Freud a definiu como “angústia da castração”. Novas descobertas angustiam até os adultos, além de poder frustrá-los, o que faz com que tenham de carregar este peso por toda a vida – e talvez a forma de conviver com uma descoberta frustrante é sublimá-la, e a criança não é diferente neste ponto.

Mais tarde, Freud buscou determinantes estruturais que explicassem a passagem das crianças pela “angústia da castração”. Isto o ajudou na construção de sua teoria, no desenvolvimento do complexo de Édipo. Para que a menina se defina como mulher e o menino como homem, os dois devem passar pelo complexo de Édipo; esta definição ocorre graças aos referenciais tirados dos laços com o pai e a mãe. Como já foi dito, a angústia vem de uma nova descoberta, uma nova interpretação de que há diferenças. O querer saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com