TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Exames: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Aula

Etapa I

1°Relatório.

Série: 6° ano do ensino fundamental.

Ano letivo: 2013.

Numero de alunos: 30

Recurso Educacional: Livro didático, lápis, caneta, caderno, globo, material para desenho.

Organização: Em grupo e individual.

Veiculo informativo: Internet, Datashow, Livros.

2° Relatório.

Tema da Aula: Geografia:

É a ciência que estuda o conjunto de fenómenos naturais e humanos que constituem aspetos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A Geografia estuda a superfície terrestre. ..

Conteúdo Programático

1. Unidade I

• Espaço Geográfico - Paisagem - Território - Lugar e Cidadania - Meio Ambiente - Natureza e Trabalho - O Mundo e a Tecnologia Contemporânea - Região, Redes e Globalização.

2. Unidade II

• Orientação espacial - Localização - Mapas: Elementos, escalas, tipos, leitura e interpretação - Croquis - Convenções cartográficas - Noções de projeções.

3. Unidade II

• Universo - A formação da Terra - A Litosfera - A Hidrosfera

4. Unidade IV

• Biosfera – Atmosfera – Antroposfera

• Conservação, preservação e desenvolvimento sustentável

• Degradação e poluição ambiental

• Mudanças climáticas

5. Unidade V

• Modernização da agricultura

• Reforma agrária

• Os movimentos sociais no campo - Migrações

• Geografia da População

• A questão da fome no campo e na cidade.

6. UnidadeVI

• Sociedade do consumo - os recursos ambientais

• Fontes de energia e urbanização

• As metrópoles e os problemas socioambientais urbanos

• Rede urbana - Geografia da circulação.

Perfil da turma: Organizada.

Mantendo o foco de aprendizado dos seus alunos por meio de um ambiente colaborativo, no qual os estudantes com mais facilidade possam ajudar os demais a aprender. Esse tipo de prática gera confiança, além de oferecer confiança na equipe nas aulas da sua disciplina.

3° Relatório.

Justificativa sobre a Geografia:

A geografia, como Ciência Social, tem a preocupação de entender o espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido o papel da geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno.Não nos serve o papel de passar informações,pois isto,os meios de comunicação já fazem com mais recursos.As mudanças,ocorridas com a globalização,mudaram também a noção de tempo e espaço,de relações de trabalho e de poder nas diversas esferas da sociedade.

O homem, individualmente, não tem influência na formação do espaço e na utilização do território, mas a sociedade, dispondo cada vez mais de capital e de tecnologia, modifica o espaço natural criando o espaço próprio que lhe interessa. As aspirações da sociedade variam conforme os recursos e a força de que dispõem,e também,conforme os objetivos que pretendem alcançar.

Assim, a geografia serve para ajudar o educando a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar o verdadeiro cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial,bem como as inter-relações,enfim a sociedade como um todo, despertando a sua verdadeira cidadania e necessidade da conquista de seu próprio espaço, capaz de transformar e usufruir os benefícios da natureza, conservando-a.

Hoje podemos obter os mais diversos conhecimentos sobre o espaço, seja pelos meios de comunicação, pela ciência etc. Assim parece que tudo e o todo podem ser estudados pela geografia. Então é preciso definir o que queremos com a geografia,paraquê,o quê e como vamos ensinar.

Portanto, o campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem, e ao mesmo tempo, produzem modificações que constroem e reconstroem permanentemente; a realidade a ser estudada não pode ficar restrita aos seus limites, devendo sempre ser contextualizada no espaço e no tempo, sem que se perca de vista as várias dimensões da escala geográfica.

ETAPA II.

4° Relatório.

Objetivo da aula de Geografia no Ensino Fundamental.

Compreender e representar a relação dialética entre a sociedade e a natureza na organização e transformação do espaço geográfico, sua desigualdade e contradições bem como as relações entre o espaço local e outras escala espaciais, quanto à formação de uma consciência crítica, responsável e transformadora dos diferentes aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais,do espaço em que vive,percebendo como pertencente e participante desta realidade, construindo sua identidade e entendendo seupapel histórica-cultura.

Objetivo: Conhecer as áreas geográficas e seus afluentes.

Objetivo geral: Desenvolver e atingir metas desejadas, com o desenvolvimento do trabalho. Alcançar seus objetivos.

Objetivoespecíficos: Construir um conhecimento mais aprofundado pois existe quatro categorias geográficas como: Território, Países, Lugares.

Indicar o Objetivo da Proposta de Ensino durante e ao final da Aula:

5° Relatorio.

Localizar livros com o tema Geografia.

ESPAÇO E REPRESENTAÇÃO:- Reconhecimento a formação e da transformação do território brasileiro

SOCIEDADE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com