TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.308 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem como objetivo analisar a unidade II do livro didático de Português 6º ano do ensino fundamental (5º série) de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, publicado pela editora Ática, 2007; se esse está ajudando nas orientações para o aluno produzir textos de qualidades. Conforme o estudo em aula do texto de THAIS GURGEL ESCREVER DE VERDADE.

A unidade prévia do livro contém 13 páginas, e são todas dedicadas à variedade linguística com usos formais e informais da linguagem. Dá-se início com a apresentação da unidade com o título O CONTO POPULAR EM VERSOS: POEMA NARRATIVO.

Lendo o título, esperamos encontrar um poema popular tradicional escrito em prosa, porem é apresentado um conto popular em versos de PEDRO BANDEIRA onde apresenta como personagem Pedro Malasartes. Na sequência o autor apresenta o personagem e alguns termos empregados em diferentes regiões do Brasil.

O segundo texto também é um conto popular apresentado em versos com o título OS PORCOS DO COMPADRE de PEDRO BANDEIRA. Após atividades de interpretação do texto, propondo atividade oral, escrita, e um debate. Por fim a PRODUÃO TEXTUAL que pede aos alunos que produzam um texto semelhante à ultima estrofe do segundo texto, com ideias que levem a reflexão do que é preciso para tornar um mundo melhor.

[...] Depois de tanta aventura,

Vai ficar esta certeza:

Quem não tem força e poder

tem de usar a esperteza...

Anasile1:

Achamos a dimensão sugerida um tanto quanto complexa para a produção textual, uma vez que dificulta o entendimento e a reflexão do aluno por serem crianças do 6º ano e também porque fica limitado ao último verso.

Após a produção textual sugerida, o livro apresenta o tema de variedades linguísticas de várias formas, coloquial, informal, variedade padrão, gramática normativa e etc. Propõem mais atividades escritas, orais e pesquisas.

Depois há um rompimento (uma quebra) da variação linguística para momentos e elementos da narrativa. Mas vale ressaltar que, está bem explicada toda a construção do enredo, situação inicial, conflito, clímax do conflito e desfecho. Em seguida retoma para outras linguagens usando onomatopeia como história em quadrinhos, usando três páginas decorrentes do livro. Na sequência apresenta textos instrucionais, textos publicitários, notícias de jornais trabalhando artigos e numerais.

Analise 2 :

O livro é muito bem ilustrado com belas figuras e fotos que o torna mais gostoso de ler e estudar apresenta a intertextualidade, mas coloca em duvida a forma de apresentação dos textos. Uma vez que foi proposto no início do capítulo trabalhar com contos populares.

Por fim, pede outra produção textual narrativa a partir de uma imagem ilustrando um homem e uma criança com varas de pescaria em um lago.

Ilustração: Pescando, Almeida Júnior, 1894. Óleo sobre tela, 64 cm X 85 cm. Coleção particular.

No final do capítulo encontra-se sugestões de leitura de contos populares, contos populares em versos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com