TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Ensaios: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

O mês de junho é caracterizado por danças , comida tipicas, bandeirinhas e a festa junina, que se inicia no dia 12 de junho, véspera do dia de São Pedro. Há vários acontecimentos como quadrilhas, leilões e casamentos caipiras. A festa junina tem várias comidas típicas como: canjica, pamonha, quentão, cural, pipoca, cachorro-quente. São comidas tradicionais da festa junina na região devido á epoca do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou galpão adaptado para a festa.

A festa junina que se preze tem uma boa quadrilha. Homens e mulheres se separam em blocos, com coreografias que se alternam com comandos como `´olha a chuva´´, ´´caminho da roça´´ e anarriê. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações.

A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada em um mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro. Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.

O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.

As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.

As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: cural, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com