TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Exames: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A atividade tem como objetivo relatar sobre a desigualdade, diversidade e a violência na sociedade brasileira, focando o tema “A questão dos afrodescendentes”, fazendo um correlação com as diciplinas do 1º semestre do Curso de Serviço Social da Faculdade Unopar.

O Brasil é um país que proclama entre as suas diretrizes fundamentais a igualdade de todos e o repúdio ao racismo, essas diretrizes, de cunho constitucional, deveriam conduzir à construção de uma sociedade em que a disputa por oportunidades de uma vida mais digna ocorresse em situações igualdade Contudo, a discriminação não permite que seja alcançada a tão proclamada igualdade, principlamente por vivemos em uma sociedade que é extremamente preconceituosa, em varios campos como: raça, reliagão, homofobia, e etc. Isso tambem devido a toda historia da nossa colonização. Sendo assim observa-se que mesmo com todas as lei, que regulamente o direito de ir e vir de um cidadão ainda no deparamos com situções extrema no nosso cotidiano.

Nós somos um país miscigenado, constituído, originalmente, a partir de índios, portugueses e negros, que se relacionaram e formaram uma população mestiça, que abarca todas essas contribuições étnico-raciais, todavia, uma observação rápida leva a concluir que, apesar da miscigenação, esse país não possui uma divisão igualdade de poder entre as raças, pricipalmente porque vivemos em um sistema capitalista que para ele existe depende da exploração da mão de obra dos trabalhadores, e o capital pertence aos capitalista que detem o poder social e economico, e cada dia que passa acumulando mais capitais, e com isso a questão social vai crescendo cada dia mais, de forma desemfreada.

A discriminação racial é ainda um empecilho à efetivação do respeito à dignidade da pessoa humana, porque impede o desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico dos excluídos, colocando tantas pessoas em condições de vida aviltantes, impossibilitando-as de contribuírem com seus talentos e de participarem efetivamente da economia do país.

DESENVOLVIMENTO

Contrariando as necessidades de trabalho dos ex-escravos, o Estado brasileiro, após a abolição da escravatura, não adotou nenhuma das reformas necessárias, inclusive já propostas por abolicionistas. Naquele momento histórico decisivo para os negros, a imigração europeia foi à opção do governo brasileiro e da elite econômica, que substituiu o trabalho escravo negro pelo trabalho assalariado de imigrantes europeus:

De fato, se a importação de cerca de 5 milhões de escravo abasteceu o mercado de trabalho da colônia (1560 a 1823) e do jovem estado independente durante o seu primeiro século e existência (1823 a 1852), a partir da extinção do tráfico de escravos, a Europa passa a ser a principal região de abastecimento de mão-de-obra para a agricultura de exportação, e para a indústria nascente. Estima-se em 4 milhões a imigração européia para o Brasil, constituída principalmente por portugueses, italianos e espanhóis, entre 1850 e 1932. Essa mão-de-obra estrangeira, concentrada quase que totalmente em São Paulo, nos estados do sul e no Rio de Janeiro, dominou a oferta de mão-de-obra industrial e artesanal, alijando completamente do mercado a mão-de-obra negra e mestiça (GUIMARÃES, 2001, p. 123).

Essa escolha pela substituição da mão de obra escrava pelo imigrante europeu fundamentou-se em diversas motivações. Além das motivações de cunho econômico, pois trazer os imigrantes tornou-se um grande negócio, patrocinado por parcelas significativas do capitalismo local e pelo governo, contando inclusive com entidades criadas para fomentar a imigração, deve-se atentar para as de conteúdo racista.

Vendo essa parte da historia que fica mais claro a necessidade de trabalhamos cada vez mais com ainterdiciplinadade para enteden nossa histora, porque vivemos na atualidade ainda situações que nos remete ao passado e sendo assim de acordo com esse tema a questão dos afrodescendentes pode trabalhar de forma interdisciplinar com as seguintes disciplinas do 1º semestre do curso de Serviço Social, que são elas

A disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Social I, norteia-nos historicamente, observando todos os caminhos dentro da historia em suas etapas.

A disciplina Formação Social Política e Econômica do Brasil, elas no dar uma formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com