TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO EF

JUSTIFICATIVA: a interdisciplinaridade está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores quanto para os alunos. Os professores melhoram a sua comunicação com os colegas e aprimoram a sua prática docente enquanto os educandos tem o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cerca desenvolvendo a capacidade de resolver situações problemas independentemente. A escola também é beneficiada criando relações e parcerias com a sociedade. Fazenda propõe que a interdisciplinaridade a é capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.

Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade em termos de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em cada disciplina isoladamente. Em nossa proposta, essa prática docente comum está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado na associação ensino, pesquisa e no trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas. (BRASIL, 2002b, p. 21-22)

1ª ATIVIDADE: Narração da História Bruna e a Galinha D’Angola da autora Gercilga de Almeida

Objetivo:

Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “África” para que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.

Procedimentos: Narrar a história Bruna e a Galinha D’ Angola com o auxílio de um varal didático, onde estará representada a história. Os alunos ficarão sentados em forma de meia lua, de forma que todos visualizem a narração.

2ª ATIVIDADE: Interpretação Oral

Objetivo:

Expor as suas idéias e pensamentos a partir da história para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica e assim relembrar aspectos significativos da história.

Procedimentos: As crianças ainda estarão sentadas da mesma forma em que ouviram a história. Primeiramente solicitaremos que os alunos contem o que lhes foi significativo no conto. Posteriormente faremos os seguintes questionamentos:

Quem era a personagem principal?

Quem contou para a menina Bruna a lenda da Galinha Conquém?

De que lugar era esta lenda?

Você já conhecia uma galinha D’Angola?

O que a menina Bruna fez para conseguir novos amigos? E quem foi a sua primeira amiga?

Você conhece lendas de outros lugares?

3ª ATIVIDADE: Visualizando a África

Objetivo:

Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana.

Procedimentos: instalar um Data Show na sala de aula, onde mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais, representações culturais e a bandeira local.

4ª ATIVIDADE: Tecendo a África

Objetivo:

Expressar e comunicar a sua visão da África a partir das imagens para o tornar concreto o seu entendimento sobre o que foi visualizado anteriormente;

Interagir com materiais diferenciados, para utilizá-los em outras situações;

Aprimorar a motricidade fina para que tenham noção espacial na produção artística para aperfeiçoar os movimentos de escrita.

Procedimentos: separar a turma em trios de cinco componentes, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada grupo disponibilizar uma cartolina japonesa, e para o grande grupo disponibilizar papel crepom e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens, pessoas, animais e representações culturais). Quando os grupos terminarem pedir que eles apresentem suas bandeiras e depois estas poderão ser expostas no corredor da escola.

RECREIO

5ª ATIVIDADE: Eu gosto do meu Colega...

Objetivos:

• Exteriorizar os sentimentos que tem para com seus colegas para que possam compreender de forma concreta como os valores do carinho e da amizade se aplicam no cotidiano;

• Aperfeiçoar a capacidade de expressarem-se em público para facilitar a comunicação com as colegas e demais pessoas;

• Aprimorar os movimentos de lançamento e preensão para melhorar a motricidade ampla.

Procedimentos: solicitar que os alunos levantem e permaneçam no círculo. Explicaremos a atividade que se dará da seguinte forma: dar para um estudante o novelo de lã. Este deve lançá-lo para um colega e dizer “eu gosto do meu colega com A porque ele é (amigo, alegre)”. O aluno que recebeu o novelo e deve lançá-lo para um colega e este deve repetir a mesma frase, porém utilizando a letra B. isto deve ser feito em ordem alfabética, podendo passar as letras mais difíceis com H e K. Caso faltem letras o alfabeto pode ser reiniciado.

6ª ATIVIDADE: desembaralhando o texto “Companheirismo Valores para a Vida” de Janet Riehecky

Objetivos:

• Aprimorar a capacidade de leitura e compreensão do texto, para que consigam organizar a história;

• Observar aspectos gramaticais como pontuação, diálogos, parágrafos e uso de letras maiúsculas para que possam familiarizar-se com estas regras e posteriormente possam aplicá-las em suas produções escritas.

Procedimentos: organizar a turma em três grupos de cinco. O texto será recortado em partes e depois as fichas devem ser apresentadas em forma aleatória. Os discentes deverão ler as partes com cuidado, comparar as frases, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com