TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político-Pedagógico tem sido objetivo de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O presente estudo tem a intenção de refletir a cerca da construção e importância do Projeto Politico-Pedagógico para a escola, entendendo como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mais que lhe dêem mais condições necessárias para levá-la adiante.

Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.

2 DESENVOLVIMENTO

No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante.

Denomina-se projeto porque faz uma projeção da intencionalidade educativa para futura operacionalização, a teleologia, ou seja, a finalidade de cada organização educativa expressada nos seus processos e metas propostos.

Denomina-se político, porque é coletivo, porque é consciente, porque define uma posição do grupo, porque expressa um conhecimento próprio, contextualizado e compartilhado. Enfim, Político, porque supõe uma proposta coletiva, consciente, fundamentada e contextualizada para a formação do cidadão. Pedagógico porque define a intencionalidade formativa, porque expressa uma proposta de intervenção formativa, refletida e fundamentada, ou seja, a efetivação da finalidade da escola na formação da cidadania.

Referendando a estes conceitos podemos afirmar que o projeto pedagógico é uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.

Assim, para construirmos os projetos de nossas escolas devemos planejar o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançar para adiante, com base no que tem, buscando o possível.

É um processo de reflexão dos problemas para encontrar soluções e viabilizar ações que possibilitem a todos os participantes alcançar os objetivos traçados na busca de uma escola autônoma e de identidade própria. Essas ações acontecem na estrutura pedagógica e administrativa e abordam aspectos que influem na organização do trabalho em si e na escola como um todo, bem como na atitude de tornar a escola como público de discussões e reflexões que tenha como princípio identificador à visão da coletividade.

Os princípios que norteiam o PPP estabelecem relações com os aspectos de igualdade de condições, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério. Neste contexto, os princípios contribuem para uma escola pública de qualidade, onde os educandos têm direito às condições iguais da escola e possam ter uma experiência educacional de qualidade que, por sua vez, passam assegurar a permanência na escola, acabando com a evasão escolar.

Finalidades, que são as pretensões, os objetivos do grupo; estrutura organizacional (administrativa e pedagógica) que é a interação política, nas questões de ensino-aprendizagem e no currículo; currículos que é o responsável pela organização dos conteúdos relações com os contextos sociais em torno de uma idéia integradora; tempo escolar, refere-se à organização do trabalho escolar de como sejam criados espaços para reflexões e discussões que estimulem a participação de todos no processo de decisão; relações de trabalho que devem ser mediadas por atitudes recíprocas e coletivas em contraposição aos princípios de divisão do trabalho; avaliação dinâmica, que procure entender, explicitar e detectar os problemas para encaminhar ações para suas soluções.

Em síntese, é preciso que se pense coletivamente como o primeiro passo para quem se almeje uma qualidade total na construção de um Projeto Político-Pedagógico. A necessidade e o desafio de cada escola construir seu próprio projeto político-pedagógico e administrá-lo são razões pedagógicos e técnico-administrativos inerentes ao compromisso da escola com a educação e o ensino. Não se trata meramente de elaborar um documento, mas, a construção do Projeto Político-Pedagógico requer fundamentação teórica ampla e atualizada e conhecimento da prática e do contexto escolar para que a proposta seja operacionalizada, integrando a teoria pedagógica à prática pedagógica, lembrando que a inovação na prática educativa constitui um processo em contínua renovação, indagação e adequação em que, flexibilidade, dinamicidade, criatividade e criticidade são as características essenciais. Esses pressupostos estão presentes na proposição da educação continuada, considerando o aspecto dialético da realidade, do sujeito e, conseqüentemente, do cotidiano elaborado que os significa.

A condição de cada escola construir seu projeto político-pedagógico lhe confere autonomia na construção coletiva de sua identidade. Essa construção exige de todos os profissionais o envolvimento, o compromisso de educador e de cidadão na construção de uma sociedade mais democrática, crítica, criativa e consciente. É através dessa coletividade, que é oferecida uma garantia visível da qualidade esperada no processo educativo.

A organização escolar, que se quer democrática, em que a parte opção é elemento inerente à consecução dos fins, em que se busca e se deseja prática coletivas e individuais baseadas em decisões tomadas e assumidas pelo coletivo escolar, exige-se da equipe diretiva, liderança e vontade para coordenar, dirigir e comandar o processo decisório como tal e seus desdobramentos de execução.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com