TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O planejamento de aulas é muito importante para um bom desenvolvimento das crianças e aprendizagem. Como tudo que fazemos em nossa vida se não planejarmos não saberemos onde vamos e tão pouco onde queremos chegar.

Assim é no ensino escolar, precisamos ter um bom planejamento para saber o que queremos, principalmente para onde vamos e de que forma posso desenvolver minhas disciplina e alcançar meus objetivos.

O Planejamento envolve uma organização de atividades, ao planejar devemos levar em consideração a realidade dos alunos, como seu cotidiano, de onde vem e sua faixa etária, em fim para que o plano esteja direcionado aos interesse e necessidades da escola e suas condições reais. Dentro da escola há o Planejamento Curricular, e o Projeto Político Pedagógico, temos que levar em consideração também o planejamento educacional de maior abrangência, o Planejamento em Nível de sistema nacional, estadual e municipal, por meio do qual estabelecem metas e objetivos da educação.

2 JUSTIFICATIVA

Podemos definir com o Plano de aula que é a concretização do planejamento e suas formas, fazendo um detalhamento do plano do curso, possibilitando e registrando o que o professor pode ensinar, o que fazer, como fazer e para quem fazer, dando condições ao professor para fazer alterações para melhor alcançar seus objetivos.

Pensar na organização do trabalho em sala de aula é pensar no aproveitamento do espaço e tempo e na interação professor e aluno para garantir aprendizagens significativas. Lembrando que não podemos estabelecer um modelo padrão de plano, mas criar condições para que o professor tenha melhor desempenho em suas atividades.

3 OBJETIVOS GERAIS

O começo do processo de descoberta tanto da escrita como da leitura é com as Vogais, e tudo depende de como vamos trabalhar isto.

Inicialmente trabalho a vogal A, após trabalho uma de cada vez, pois eles precisam fixar bem. Então cada folha contem uma vogal com algo que inicia com a mesma, existe tudo pontilhado para os alunos completarem.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ensino e Alfabetização: aprender sobre as vogais

Ensino da educação física: desenvolver a coordenação motora.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.

Temos como possibilidade de planejamento escolar o participativo e o estratégico, ambos com diferentes características e possibilidades. O planejamento participativo é baseado nos princípios democráticos, cuja característica principal é a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processo decisórios da escola.

5 METODOLOGIA

PLANO DE AULA

TEMA: Bingo das Vogais.

FAIXA ETÁRIA: Ensino fundamental infantil (4 a 5 anos)

DURAÇÃO: 2 AULAS

DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: Educação Física, Língua Portuguesa.

Inicialmente monta-se o jogo de bingo EVA e cartolina. Tera na cartela quatro vogais, elas estaram apenas circuladas e os alunos teram que colocar em cima da mesma a vogal correspondente em EVA.

Na educação infantil é importante disponibilizar o maior número de experiências possíveis, apresentando um novo mundo. Nesse mundo, a criança começa a se relacionar com um meio social e físico, ajudando no desenvolvimento. Para estimular o intelecto e o físico é preciso que pessoas mais experientes ofereçam desafios cada vez mais difíceis.

A educação física consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes. Com as brincadeiras, a criança estimula a imaginação, aprende a respeitar as regras, etc. O professor deve ser o interventor, ajudando o aluno a desenvolver seus conhecimentos, habilidades e relações sociais. O profissional de educação física precisa entender cada estágio de desenvolvimento, para estimular corretamente cada etapa. Esses estímulos podem fazer a criança se desenvolver de uma forma mais acelerada. A partir de brincadeiras e jogos podemos aprimorar as capacidades físicas básicas como saltar, correr,arremessar,pular,subir..

Os principais objetivos da atividade física infantil são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.

6 CRONOGRAMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com