TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula De Portugues

Exames: Plano De Aula De Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  6.181 Palavras (25 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 25

Relatório

Estágio Supervisionado

Turma observada

O estágio foi realizado em uma turminha do integral com a professora Michela Keller com alunos na faixa etária de 4 a 6 anos sendo 3 meninos e 7 meninas no total de 10 alunos.

A professora formada em Pedagogia e pós graduada em Alfabetização e letramento, agindo sempre com pulso firme rigidez quando necessário, não deixando de ser carinhosa e facilitando a ordem da sala.

Todos os dias ao chegar na sala os alunos são recebidos com um bom dia, em seguida colocam a agenda e o kit higiene na mesa da professora, pela lista de chamada a professora sabe quem é o seu ajudante do dia, que ajuda a professora a colocar a rotina na lousa para ser explicada, os outros alunos vão respondendo as perguntas da professora como, Qual a data de hoje? Se ontem foi segunda – feira hoje é? E ou mesmo tempo ela ensina a escrever a data e nome do dia as vogais e consoantes estimulando sempre a matemática o português sem esquecer de ver como está o tempo que se enquadra em natureza e sociedade, os alunos que trazem lição de casa fazem com a professora e os que não têm lição brincam com jogos, massinhas ou fazem desenho livre (cantinhos pedagógicos).

Na hora do lanche a auxiliar da sala leva os alunos para lavar as mãos no banheiro e acompanha todo o lanche e após eles ter terminado os acompanha novamente ao banheiro para higiene (escovação).

Essa turminha tem uma rotina e nela tem vários especialistas a cada dia da semana uma aula diferente.

Corpo e movimento (educação física): com o professor wal as crianças fazem atividades na quadra, nesta aula foi montado um jogo da velha com bambolês e as crianças tinham que jogar com cones e pratinhos como se estivessem jogando em um papel feito duas filas ia um aluno por vez assim, teriam que ter noção exata de onde jogar para não facilitar para a outra turma foi muito divertido e eles usaram a mente, equilíbrio e organização de pensamentos e raciocínio lógico aprendendo a competir, trabalhar em equipe e resolver problemas.

Culinária: com a professora regente refeições também se transforma em diversão além de servir como espaço para refeição do período integral, o refeitório e utilizado na aula de culinária nesta aula foi preparada mini pizza, foi colocado um pratinho para cada aluno com os ingredientes e cada um montou a mini pizza da maneira que achou melhor com o ingrediente que quis, foi uma atividade muito interessante mostrou que cada aluno tem gosto e disposição diferente uns gostaram de montar outros já queriam que a professora montasse alegando que não sabiam, com a ajuda da professora e auxiliar todos fizeram a sua própria mini pizza.

Brinquedoteca: um espaço atraente onde tem replicas de moveis e eletrodoméstico em miniaturas e de atividades lúdicas que simulam situações reais como a cozinha de casa, ir ao mercado, ir ao cabeleleiro, mecânico entre outros.

É um espaço onde se desenvolve o imaginário das crianças, o psicológico e o social os alunos reproduz tudo aquilo que eles vêem em suas casas.

Imaginando ser o papai, a mamãe a professora as pessoas que fazem parte da sua vida.

Arte: com a professora Maristela nesta aula foi usada tintas, papel e tesoura foi observada a explicação da professora, ela desenhou uma borboleta para os alunos recortar, após terminarem foi pintada com tinta guache uma asa da borboleta terminando ela pediu para que os alunos juntassem as duas asas como se fossem colar uma na outra e em seguida abrir, quando abriram encontraram um desenho a tinta da asa pintada passou para a outra asa formando um lindo desenho o resultado da aula foi encantador ver a surpresa dos alunos na hora em que separaram as asas.

Mostrar as diversas formas e cores construir desenhos criativos fazendo com que eles tenham a cada aula uma descoberta diferente.

Inglês: com a professora Miriam a aula e iniciada com a apresentação de figuras a professora mostra e fala o nome da figura em inglês, essas figuras estão relacionadas a alguma historia que será passada em vídeo para os alunos, quando a professora percebe que os alunos conseguiram guardar o nome das figuras ela explica a historia verbalmente e após passa o vídeo.

Interessante e criativo quando os alunos saem da aula de inglês sabem todo o conteúdo e não esquecem a professora dentro da sala não fala uma palavra em português somente inglês e os alunos compreendem tudo o que ela fala e pergunta para eles.

Roda de conversa (filme): os alunos tem cineminha na sala com direito a pipoca neste dia assistiram o filme Bee Movie A historia de uma abelhinha que saiu no mundo a procura de seus direitos para que os humanos não tivessem direito ao néctar das abelhas fazendo de tudo para que eles entendessem que o mel pertence às abelhas e não aos humanos chegando até a conversar com as pessoas que no mundo das abelhas e proibido e com isso essa abelhinha conseguiu fazer a diferença e mostrou que mesmo sozinho conseguimos resolver nossos problemas.

Ao final do filme fizemos a roda de conversa para que os alunos falassem o que chamou a atenção deles e entendemos que o que ficou de interessante foi à determinação da abelhinha de explicar aos humanos que o mel pertence a elas e não para ser feito um comércio como era feito e a determinação da abelhinha de resolver o problema.

Música: com a professora Mariana nesta aula foi mostrado aos alunos alguns instrumentos para a identificação dos sons como grave e agudo, o próximo passo foi a professora apresentar cada instrumento que ela tinha na sala como tambor, sinos, reco – reco e até um teclado.

Trabalhou o individual, as duplas e todos ao mesmo tempo foi muito legal de ver a interação dos alunos uns ajudando aos outros e todos conseguiram tocar os instrumentos que a professora apresentou.

Aula ministrada: tive a oportunidade de aplicar a atividade de arte que foi confeccionado um bingo de frutas foi entregue uma folha para que os alunos pintassem as frutas, para ser recortadas em seguida foi muito interessante ver como eles estavam interessados em fazer aquela atividade e deixar o joguinho pronto o mais rápido possível, as frutas podia ser pintadas de lápis de cor ou giz de cera o desenvolvimento dos alunos foi ótimo superou as minhas expectativas e foi uma ótima experiência.

Roda de historia: contada pela professora regente (Michela), o livro Pedro e o lobo conta a historia de um menino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com